Carnaval de Maragojipe: imaterial e imortal

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Agora é pra valer. O Carnaval de Maragojipe se tornou Patrimônio Imaterial da Bahia com o decreto assinado, ontem à tarde (23/02/2009), pelo governador Jaques Wagner. O ato aconteceu em plena folia maragojipana, ao som de antigas marchinhas carnavalescas, com a presença de muitos mascarados, turistas e população em geral.

O registro homologado pelo Governo do Estado ratifica que a partir de agora o Carnaval de Maragojipe vai continuar a existir com as suas características peculiares, ou seja, as “caretas”, os grupos fantasiados, as charangas, as marchinhas e toda irreverência do povo maragojipano.

O governador Jaques Wagner pousou de helicóptero em Maragojipe no início da tarde (13h30), acompanhado da primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça, dos secretários estaduais de Cultura, Márcio Meireles, e de Turismo, Domingos Leonelli.

Wagner foi recebido pelo prefeito de Maragojipe, Silvio Ataliba, pelo diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – Ipac, Frederico Mendonça, Deputado Federal Luiz Alberto, secretário municipal de Cultura e Turismo, Eliezer César, além de outros dirigentes municipais, moradores e autoridades regionais.

Após seguir a pé até a Praça Conselheiro Antônio Rebouças, onde assinou o tão festejado decreto, o governador seguiu para o prédio da Filarmônica Dois de Julho, palco da mostra “Você me Conhece?”, que a museóloga maragojipana Rosa Vieira de Melo expõe na cidade durante dos dias de folia.

A exposição, que é muito rica em fotos e documentos antigos, revela uma tradição secular que é assaz cultivada pelos maragojipanos. O tema da festa este ano é “Aqui todo mundo é careta”, justamente para preservar a essência do carnaval dos mascarados. As máscaras feitas de pano, com chifres e narizes de pirulito são as que mais se identificam com a cultura local. Salvaguardar esta manifestação popular também ajuda a incrementar a renda de muitas costureiras da cidade. Ganha a história, ganha o maragojipano.

E é pra proteger este costume e esta rica tradição, que foi criado o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e Natural de Maragojipe. A cerimônia aconteceu pouco antes da chegada do governador Jaques Wagner ao município, em reunião aberta no Auditório da Casa da Cultura.

Os maragojipanos estão muito orgulhosos com o título conferido pelo Governo da Bahia. A presença de Wagner a Maragojipe ratifica o compromisso da sua gestão com a preservação e fomento das manifestações culturais no Estado. Durante a visita, numa demonstração de perfeita integração com o sentimento maragojipano, o governador colocou no rosto o símbolo maior do carnaval da cidade. O gesto só veio a confirmar que em Maragojipe todo mundo é careta.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113826 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]