BC restringe a bancos nacionais conceder empréstimos a empresas brasileiras com dívidas no exterior

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Brasília – Os empréstimos em dólar para empresas brasileiras com dívidas no exterior serão operados por bancos brasileiros. A circular que regulamenta as operações de financiamento foi publicada às 22:20 de ontem (04/02/2009) pelo Banco Central (BC).

A medida prevê que o BC vai repassar recursos das reservas internacionais para as instituições financeiras, que por sua vez emprestarão o dinheiro a empresas brasileiras que tenham empréstimos externos. Em dezembro de 2008, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, anunciou essa medida para evitar que os empréstimos não renovados, por falta de cobertura, pressionassem, o mercado de crédito brasileiro. A escassez de crédito é um reflexo da crise financeira internacional.

De acordo com a circular, o empréstimo para cada empresa fica limitado ao valor das parcelas das operações externas com vencimento entre 1º de outubro de 2008 e 31 de dezembro de 2009.

O custo do empréstimo será a taxa Libor acrescida de percentual a ser divulgado pelo BC. A garantia da operação serão as operações de crédito ofertadas às empresas.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]