Alunos da FTC têm acompanhamento de intérprete de Libras em sala de aula

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Os alunos portadores de necessidades educacionais (surdez) matriculados na FTC Feira de Santana já contam com o acompanhamento de um tradutor intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A instituição acaba de contratar Carlos Messias Alves de Jesus, profissional que tem proficiência na área e cursa bacharelado de Tradução e Interpretação em Libras na Universidade Federal da Bahia (Ufba).

A iniciativa visa cumprir determinação do Ministério da Educação, que através da Lei 10436, de 2002, reconhece a Libras como o segundo idioma a ser usado em todo o território brasileiro. “O intérprete pode atender até quatro alunos por turma”, afirma Carlos Messias, que está apto a acompanhar qualquer disciplina dos cursos mantidos pela unidade de ensino.

Lembrando que a profissão de intérprete também já é devidamente reconhecida, Carlos Messias informa que o bacharelado da Ufba é o primeiro da América Latina nessa área. Segundo ele, o ensino da Língua Brasileira de Sinais é obrigatório no currículo dos cursos de Fonoaudiologia, Psicologia, Licenciaturas em Letras e Pedagogia, além de ser recomendável nos demais.

O intérprete destaca a importância dessas inovações, considerando o elevado índice de portadores de surdez no município. De acordo com dados do Centro de Apoio Pedagógico (CAP), existem em Feira de Santana aproximadamente cinco mil pessoas surdas. Isso representa cerca de 10% da população, que segundo o IBGE é de quase 600 mil habitantes.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112633 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]