Acidentes no carnaval aumentam 20% em relação ao número registrado no feriado de 2008

Brasília – O número de acidentes nas estradas federais registrado durante os seis dias da Operação Carnaval subiu 20% em relação ao mesmo período no ano passado, chegando a 2.865. O número de feridos no trânsito também aumentou (21%), somando 1.784. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a média de mortes nas estradas durante o feriadão de carnaval passou de uma em cada 18,7 acidentes, em 2008, para uma em cada 22,5 acidentes, este ano. Em termos absolutos, foram registrados 127 óbitos, um a menos do que o total verificado durante a operação do ano passado.

A avaliação da PRF em relação ao primeiro carnaval sob a vigência da chamada Lei Seca foi positiva. Em comunicado divulgado hoje (26), o órgão avaliou que conseguiu “estancar” a tendência de aumento da violência nas estradas.

“Apesar do cenário desfavorável que se apresentava antes do final de semana prolongado, com frota recorde nas rodovias, valorização do dólar e turismo interno aquecido, a quantidade de mortes e de acidentes fatais caiu em todo Brasil quando comparada ao mesmo período de 2008”, disse a PRF.

Os números da Operação Carnaval 2009, de acordo com a nota, também indicam que a sociedade brasileira, “pela primeira vez”, começa a responder positivamente à fiscalização. Nos oito meses de Lei Seca, a PRF flagrava um motorista alcoolizado a cada dez testes realizados. Entre a zero hora da última sexta-feira (20) e a meia-noite de ontem (25), a média subiu para uma autuação a cada 16 abordagens.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]