TCA promove audição e oficinas para a peça “Jeremias, o profeta da chuva”

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

O Núcleo de Teatro do Teatro Castro Alves (TCA.Núcleo) dá continuidade ao processo de montagem do seu 14º espetáculo, “Jeremias, o Profeta da Chuva”, de Adelice Souza, projeto vencedor do edital 2008/9, da Secretaria de Cultura e Fundação Cultural do Estado. Sempre aguardadas com expectativa pela classe teatral baiana, as audições para a seleção do elenco ocorrerão no período de 19 a 21 de janeiro de 2009, com inscrições abertas de 5 a 16 de janeiro, no Núcleo de Produção do TCA, de segunda a sexta, das 13 às 17 horas. O espetáculo terá 10 atores e atrizes, sendo que alguns farão mais de um papel, totalizando 18 personagens. Para inscrição, os artistas devem apresentar cópia do RG, currículo comprovado, via atestado ou programa, e o registro na DRT.

Oficinas de Direção e Produção

Também como parte da montagem de “Jeremias, o Profeta da Chuva”, será realizada a Oficina de Direção (13 a 15 de janeiro), com Adelice Souza, para seleção de dois assistentes de direção. As inscrições vão de 5 a 9 de janeiro, para 20 vagas, com carga horária de 15h. É necessário apresentar cópia de RG e currículo. Haverá ainda a Oficina de Produção (13 a 15 de janeiro), com Bruno Morais, que irá selecionar dois assistentes de produção. As inscrições também serão feitas de 5 a 9 de janeiro, com 20 vagas e carga horária de 15h. Os interessados devem apresentar cópia do RG, currículo e comprovação, via atestado ou programa, de participação em, no mínimo, duas montagens como produtor ou assistente de produção.

Oficinas Técnicas

Os trabalhos da montagem prosseguirão com mais quatro oficinas na área técnica, ministradas de 26 a 30 de janeiro, por profissionais renomados: Hélio Eichbauer (Cenografia), Guilherme Bonfanti (Iluminação), Olga Gomez (Objetos cênicos) e Simone Mina (Figurino). As inscrições serão feitas de 12 a 21 de janeiro, também no Núcleo de Produção. Informações e contato pelos telefones (71) 3117-4881/4882, no site www.tca.ba.gov.br e pelo endereço eletrônico [email protected] .

O espetáculo

“Jeremias, o Profeta da Chuva” leva a dupla assinatura da baiana Adelice Souza, como autora e diretora. O espetáculo será ambientado no sertão real, imaginário e místico, para falar dos homens que interpretam os sinais da natureza e realizam experiências peculiares para predizer se haverá bom ou mau inverno para a lavoura e a pecuária. São, geralmente, agricultores e comerciantes da região, a quem o povo consulta por tradição.

“O sertão está dentro da gente, os extremos de sol e de chuva, a dor, a lamentação, a afirmação da vida”, diz a diretora teatral e arte-educadora, que viajou pelo semi-árido nordestino, até a cidade de Quixadá, no Ceará, onde acontece anualmente o Encontro de Profetas Populares. A montagem também faz um paralelo com Jeremias, o profeta da Bíblia que anunciou a destruição de Jerusalém por Nabucodonosor. No palco, personagens e cenas típicas do Nordeste, como o teatro de bonecos, a feira livre, os ex-votos, o forró, profetas, repentistas e rezadeiras. O espetáculo tem estréia prevista para 5 de junho, na Sala do Coro do TCA.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]