Saúde no governo de Tarcízio Pimenta | Por Carlos Lima

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

O que Feira de Santana espera do prefeito Tarcízio Pimenta é a construção de políticas sociais em saúde, com estratégias que viabilizem a organização de serviços de saúde, como: Revisão da Habilitação e Qualificação de Prestadores de Serviço. O primeiro e único realizado foi entre 2004 e 2005; Regulação; Atendimento nas Unidades Básicas, Policlínicas e Unidades de Saúde da Família; Serviços em Média e Alta Complexidade, além de outras áreas que posteriormente serão abordadas.

É de fundamental importância que o governo Tarcízio Pimenta amplie sua visão na distribuição dos serviços de saúde, corrija alguns rumos, reordenando a prestação de serviços pela rede privada e própria, dando cobertura às regiões do município que ainda estão desprovidas desses serviços.

Na verdade, o governo de José Ronaldo deu um impulso muito forte na ampliação dos serviços de saúde, nenhum governante teve uma atuação tão destacada, principalmente na implantação de Programas como: Programa de Saúde Mental, da Família, Hipertensão, Diabetes, Tuberculose, DST/HIV/AIDS… e serviços especializados: CMDI, CEO, SAMU, CAPS e outros. O governo atual, na área de saúde, deve saber analisar as concepções e práticas realizadas nos últimos quatro anos, procurando avançar e reduzir as desigualdades existentes no atendimento.
Por exemplo: ajustes no atendimento praticado nas Unidades de Saúde da Família (USF) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e seus desdobramentos como ajustes no processo de regulação, que tem encontrado dificuldades na marcação. O que vem dificultando o acesso aos serviços de saúde e não cria condições para o estabelecimento da equidade, necessitando para isso reformulação e adaptação de pessoal, programas e ações em saúde.

Minha intenção é contribuir para um possível debate sobre as políticas sociais de saúde em Feira de Santana. Tarcízio Pimenta é médico e já demonstrou claramente que a área de saúde será a principal ou uma das principais prioridades do seu governo, transformando, ampliando e qualificando as condições de saúde da população, mesmo que, para isso, tenha que remover pedras ou deixá-las no sapato de alguém.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]