Os Sindicatos e as Greves

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Os Sindicatos são instituições criadas para organizar e defender os trabalhadores na luta por seus direitos – ou preservação dos mesmos. Derivado do latim “syndicus”, que é proveniente do grego “sundikós” tem como significado “o que assiste em juizo ou justiça comunitária”. No plano político, os sindicatos e órgãos de classe, detêm uma força considerável e tem como referência a formulação de diretrizes tendo como principal instrumento de política sindical a negociação coletiva.

A greve – originária do frances grève – significa paralisação coletiva e voluntária das atividades realisadas por trabalhadores com o objetivo de conseguir benefícios, como melhorias salariais e das condições de trabalho ou para evitar a perda de benefícios.

Originalmente não havia lei que regulamentasse a greve que só eram resolvidas quando a parte mais forte vencia ou os trabalhadores retornavam às suas atividades nas mesmas ou piores condições, por temor ao desemprego, ou suas reivindicações eram atendidas total ou parcialmente.

A experiência do movimento grevista passou de luta operária para outros setores de trabalhadores assalariados e hoje assume várias formas possuindo os mais variados objetivos. Atualmente observamos que a greve defragada pela Polícia Civil baiana obteve êxito, culminando com a aprovação de suas reivindicações pela Assembleia Legislativa da Bahia. Atualmente a lei 7.783 de 28 de junho de 1989 regulamenta a greve no Brasil.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]