Governador Wagner inaugura Internação Domiciliar em Feira de Santana

Logomarca do Jornal Grande BahiaLogomarca do Jornal Grande Bahia

O governador Jaques Wagner estará amanhã (08/01/2009), em Feira de Santana, quando fará uma visita ao Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) para participar da inauguração do Programa Internação Domiciliar, marcado para acontecer às 09h. Feira contará três unidades do programa com 19 funcionários prestando atendimento domiciliar aos pacientes.

A Internação Domiciliar conta com um conjunto de atividades prestadas nas residências das pessoas que exijam cuidados especiais. O serviço irá atender aproximadamente 600 pacientes por mês. Os investimentos no programa chegam a R$ 1,3 milhões/mês, com salário de pessoal, capacitação, contrato de oxigênio, materiais diversos e permanentes, medicamentos e veículos.

O programa tem como objetivos evitar hospitalização desnecessária, reduzir taxas de reinternações, minimizar riscos de infecção hospitalar e remanejar os pacientes nos hospitais, aumentando as vagas no setor de atendimento.

Em Feira de Santana, o programa conta com duas equipes básicas que são compostas por dois médicos, duas enfermeiras, seis auxiliares de enfermagem e dois motoristas; e uma equipe matricial composta por um assistente social, um fisioterapeuta, um nutricionista, um técnico administrativo, um coordenador de equipe, um motorista e uma escrituraria.

MODELO ASSISTENCIAL

O serviço funcionará, diariamente, das 07h às 19h. Cada equipe atenderá 30 pacientes/mês, que terão uma média de permanência de 30 dias no programa. O atendimento será baseado em protocolos administrativo-assistenciais, e no plano terapêutico multiprofissional, elaborado pela equipe que acompanha o paciente. O prontuário deverá constar de 02 vias, 01 ficará na unidade e a outra via deve permanecer no domicílio do paciente. A prioridade para reinternação será no hospital de referência. Em caso de óbito o atestado será fornecido pelo médico da Internação Domiciliar e em situações de urgência o SAMU deve ser acionado.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]