Feirense participa da 46ª travessia Mar Grande/Salvador

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Foram necessários 12 anos para que a Princesa do Sertão voltasse a torcer por um feirense na 46ª Travessia Aquarius Fresh Mar Grande/Salvador, que acontecerá no dia 18 deste mês. O maratonista da equipe Perform de Natação Allanderson Waney, é o segundo nadador da equipe a enfrentar e se qualificar para este desafio após esse longo intervalo, quando o atleta Gervásio Dionísio concluiu a travessia.

Allanderson Waney vem alcançando vitórias nos Campeonatos Baianos de Maratonas Aquáticas e acumula resultados positivos em sua categoria, como os de Vice Campeão Baiano em 2005, Campeão Baiano do Interior em 2006 e Campeão Baiano de 2007. E agora, treina para realizar seu sonho e ter uma boa atuação também nesta tradicional travessia em 2009.

O atleta estará entre os 116 competidores, homens e mulheres, classificados pelos resultados alcançados nas etapas do Campeonato Baiano de Maratonas Aquáticas realizados em 2008, onde disputarão os 12 km de mar aberto, com o desafio de descobrir o melhor caminho, em meio às águas salgadas e cheias de ondas – maiores ainda para quem tem nas piscinas seu principal local de treino – e chegar em boa colocação no Porto da Barra, em Salvador.

Como acontece com a maioria dos que vivem do esporte no Brasil, sem o apoio de um patrocínio ou investimento de familiares, Allanderson precisa vencer, inclusive, as maratonas em terra seca para continuar treinando. O atleta, que tem 20 anos, terminou os estudos do ensino médio, e agora tem que decidir sobre sua carreira profissional.

Em 2008, Allanderson não pode participar de todas as etapas do calendário de Maratonas do Campeonato por falta de recurso. Das doze etapas do calendário só foi possível participar das últimas. E isso, graças ao apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana através do Programa de Incentivo à Cultura e ao Esporte – PRO Cultura Esporte – contando com Patrocínio do Colégio Helyos, e assim alcançar o ranking necessário para participar da Travessia Mar Grande/Salvador.

Acreditando que “o sertanejo é antes de tudo um forte”, Allanderson enfrenta seus desafios, nas águas e na terra, com a mesma seriedade e força de vontade. Como a maioria de seus treinos é em piscina semi-olímpica, no Sesi – Jardim Cruzeiro, em Feira de Santana, ele é obrigado a fazer adaptações nos treinos para sua modalidade de maratonista. Esse esforço, no entanto, conta com o profissionalismo e criatividade de seu técnico, Fábio Souza, da Equipe Perform, parceiro há mais de cinco anos que vê no seu atleta um excelente resultado do esforço de trabalho de um ano de treinamento orientado para maratona, com bases científicas sólidas de conhecimento; o qual pode ser conferido no rendimento dos treinos em mar aberto, na Ilha de Itaparica – BA.

Representar a cidade de Feira de Santana na maior das maratonas aquáticas da Bahia, a travessia Mar Grande/ Salvador, prova de importância nacional para a natação, é um dos objetivos desta promessa da natação feirense. Com a meta de alcançar uma boa colocação na prova, o atleta pretende buscar um patrocínio que o permita realizar uma melhor campanha em 2009: com uma participação efetiva em todas as etapas do Campeonato Baiano de Maratonas Aquáticas em 2009, melhor desempenho de sua performance nos treinos e, então, competir com pé de igualdade com os outros maratonistas em 2010.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]