Eleição da UPB ameaçada de sofrer boicote por parte dos petistas

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Circula na grande imprensa baiana a informação fornecida pelo deputado estadual Paulo Rangel, líder do partido na Assembléia Legislativa da Bahia, que o PT decidiu que não vai participar da eleição para presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), agendada para acontecer na quarta-feira (28/01/2009). A decisão será adotada caso seja mantida a resolução que garante voto aos prefeitos que encerraram o mandato em 31 de dezembro.

O deputado informa ainda que, o partido vai recorrer à Justiça com mandato de segurança para derrubar a decisão Assembléia da UPB realizada no dia 23 de outubro do ano passado, quando foi feita uma reforma ao estatuto da instituição e se incluiu o direito de voto e associação aos ex-prefeitos. Rangel não disse, no entanto, que dia o partido vai efetivar a medida judicial.

Caso o atual estatuto seja obedecido na sua integralidade, a próxima eleição na UPB será a primeira que contará com a participação de ex-gestores. Tal medida ganhou força no semestre passado quando partidários do então prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), buscavam um abrigo para ele depois de deixar o cargo em dezembro. No entanto, o próprio presidente da entidade, Orlando Santiago (DEM), desistiu da medida, pois é ligado a Zé Ronaldo e temia manchar sua gestão à frente da UPB.

Apesar da decisão do partido, o pré-candidato petista à presidência da associação dos prefeitos, Luiz Carlos Caetano, segue em campanha. Ontem ele visitou cidades do Oeste baiano e se reuniu com a prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira (PR).

O presidente do PMDB, Lúcio Vieira Lima, disse que sua legenda não se mete na decisão da UPB. “Disseram que partido não devia se meter, mas na hora se mete”, ironizou, em referência à reclamação dos petistas, que pregaram distanciamento partidário do pleito.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]