Clécia Queiroz faz samba no Jequitibá

Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

A cantora e performer Clécia Queiroz estréia no dia 15 de janeiro, o Show Samba de Todos Nós. O trabalho – uma homenagem ao samba desde suas origens africanas até as influências no samba contemporâneo – será realizado no Bar Jequitibá, no Rio Vermelho (Salvador), às quintas-feiras, dias 15, 22, 29 de janeiro e 03 de fevereiro/2009, às 22h00, enchendo de som, ritmo e dança as noites do verão da cidade.

Clécia Queiroz presenteia o público com um espetáculo plástico, poético, onde o samba da Bahia se mistura elegantemente a ritmos oriundos da tradição do candomblé e a outros gêneros musicais como o lundu, o maxixe e o semba angolano. No show, a cantora, que também é atriz e dançarina formada pela UFBA, vai além do puramente musical. Ela alia sua voz com o teatro e a dança, fazendo do samba um pretexto para revelar personagens do universo baiano, numa diversidade performática que navega entre charme, sensualidade, breijeirice e muita malandragem, além de estabelecer um diálogo constante com a platéia, convidada a divertir-se e a dançar com a cantora.

O repertório é formado por composições de sambistas da Bahia, a exemplo de Walmir Lima, Edil Pacheco, Raymundo Sodré, Roberto Mendes, Dorival Caymmi, Riachão, dentre outros. Uma atenção especial será dada ao trabalho de Roque Ferreira, grande compositor baiano, que retrata como poucos a cultura da Bahia em suas canções. Clécia será acompanhada por Edu Nascimento (violão) e Eduardo Reis (cavaquinho), que juntos assinam a direção musical, além de Raul Gonzalez (saxofone e clarinete) e os percussionistas Ricardo Carvalho e Cachoeira. O show ainda conta com a participação especial das dançarinas Beatriz Cazé e Cecília Evay.

Após prévia durante o mês de outubro, com grande sucesso, em um conhecido restaurante musical da cidade e no Pelourinho, Clécia traz o show do Samba de Todos Nós, a preços populares, para o Bar Jequitibá (Varanda do Sesi), um local que já faz parte da história da música popular de Salvador. Espaço de diálogo entre músicos e dançarinos, de ritmos e movimentos, de corpo e alma embalados pela magia do samba revelada na voz ímpar desta cantora e na participação do público, o Jequitibá promete ser palco de uma experiência única, a cada semana.

Atualmente, Clécia está em estúdio, finalizando um CD somente com canções do sambista baiano Roque Ferreira, que deve ser lançado no decorrer do projeto.

O Quê: Show Samba de Todos Nós – Clécia Queiroz
Onde: Bar Jequitibá – Teatro do SESI Rio Vermelho (Rua Borges dos Reis, 9)
Quando: todas as quintas-feiras do verão, a partir do dia 15 de dezembro, às 22h00
Quanto: R$12,00

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Juarez Duarte Bomfim
Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem trabalhos publicados no campo da Sociologia, Ciência Política, Teoria das Organizações e Geografia Humana. Diversas outras publicações também sobre religiosidade e espiritualidade. Suas aventuras poético-literárias são divulgadas no Blog abrigado no Jornal Grande Bahia. E-mail para contato: [email protected]