Baú de Leitura: escrevendo uma nova história

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

“Eu entrei no Peti com sete anos e saí com 16, mas continuo sentindo muita falta, porque ele mudou tudo na minha vida. Meu estímulo para a leitura, meu desenvolvimento, minha expressão”. Dângela Almeida é uma estudante de 16 anos que descobriu no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), além do gosto pela leitura, o prazer de aprender.

Ela disse que hoje seu rendimento na escola é muito melhor e que ainda estimulou a mãe a voltar a estudar e seus colegas a seguirem seu exemplo. E estimular o aprendizado é justamente o objetivo do Baú de Leitura, uma atividade que faz parte da Jornada Ampliada do Peti. Na localidade de Vila Aparecida, distrito do município de Riachão do Jacuípe, 40 crianças superam o clima quente e árido do sertão para fazer o que mais gostam: aprender.

“Antes eu nem pegava nos livros, não tinha interesse. Agora eu gosto de ler”, declarou Raimunda Oliveira, 11 anos.

“Minha letra mudou, as histórias hoje eu sei interpretar”, contou Lucas dos Santos, 10 anos.

“Antes eu só vivia brigando. Agora eu não brigo mais. Converso muito mais do que antes”, informou Raimundo Oliveira, 12 anos.

Além da leitura e da interpretação, as crianças aprendem noções de ética e cidadania e conhecem um pouco mais sobre o mundo a partir da realidade em que estão inseridas.

Segundo a coordenadora do Peti na região sisaleira, Clederlei Carneiro, isso faz com que as crianças tenham perspectiva de um futuro profissional promissor. “A nossa metodologia é trabalhar o desenvolvimento local sustentável, para que as crianças não migrem para as grandes cidades e cresçam acreditando que no semi-árido há meios de sobrevivência”, destacou.

Mais de 25 mil crianças participam do Baú de Leitura em toda a Bahia. Crianças como os irmãos Sabrina e Valdenilson Almeida, que mudaram de comportamento tanto na escola quanto em casa. Os dois reconhecem o quanto se transformaram. “Antes eu nem pegava nos livros direito e não gostava muito de falar. Agora eu adoro, leio de tudo um pouco e estou sempre conversando com meus amigos”, disse Sabrina.

“Eu era muito brigão, bastava alguém me dizer qualquer coisa que eu já partia pra briga. Agora não, eu converso, não brigo”, afirmou Valdenilson.

A mãe dos meninos, a dona-de-casa Maria José Almeida, comprovou a mudança dos filhos. “Antes Sabrina não falava muito. Agora está até fazendo teatro, e Valdenilson parou de brigar com os colegas”, contou.

Epidemia do saber e da solidariedade

O Baú de Leitura não muda apenas a vida das crianças, mas de todos que trabalham com elas. Um exemplo disso é Roseane Santos, monitora da iniciativa há 11 anos.

“Eu me sinto um pouco mãe dessas crianças, porque sou responsável por elas. É muito gratificante encontrar com os que já saíram aqui na rua e receber um abraço de agradecimento por ter contribuído para o crescimento deles”, disse Roseane.

O Baú de Leitura é feito de sisal, símbolo da região, e fica no centro da sala de aula, onde os alunos se reúnem para ler, ouvir e contar as fábulas e histórias infanto-juvenis que mais gostam.

Seja desenhando, cantando ou atuando, as crianças conhecem um mundo diferente, o universo encantado dos livros. Na comunidade quilombola Maracujá, em Conceição do Coité, os alunos contam o que mais gostam de fazer quando estão na jornada.

“Eu gosto muito de desenhar, pintar, escrever e principalmente contar histórias”, ressaltou Gilvane Silva, nove anos.

“Eu adoro pintar, ler, escrever. Aprendi a conservar a natureza, a não poluir os rios e as fontes”, contou Jucivaldo Souza, 10 anos.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]