As Distorções Bíblicas

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Segundo o teólogo americano Bart D. Ehrman, a maior autoridade em Bíblia do mundo, existem inúmeros erros ou distorções – algumas propositais – nos diversos textos Bíblicos que ao longo do tempo foram modificados para atender aos interesses da Igreja ou da Realeza nas diversas épocas ou por erros de adaptação e tradução.

No livro O Que Jesus Disse? O Que Jesus Não Disse? (Ehrman; D. Bart – Ed Prestígio – 2005) encontramos a seguinte declaração do autor: “ao ler o Novo Testamento, as pessoas pensam estar lendo uma cópia exata das palavras de Jesus ou dos escritos de seus apóstolos. Contudo, por quase mil e quinhentos anos, esses manuscritos foram reproduzidos por copistas profundamente influenciados pelas controvérsias políticas, teológicas e culturais de seu tempo. Tanto os erros quanto as mudanças intencionais são muitos nos manuscritos subsistentes, dificultando a reconstituição das palavras originais”.

Sabemos que há 2000 anos não havia gráficas com computadores e sofisticadas máquinas para facilitar a publicação dos trabalhos. Tudo era feito à mão por copistas que por ideologia ou simplesmente por questões política partidária e/ou religiosa, modificavam os textos conforme o seu interesse ou do seu patrão naquele assunto.

Um dos textos onde o erro é muito evidente refere-se a “ira de Jesus” ao ser interceptado por um leproso que Lhe suplica a cura. Marcos 1.41. Jesus era irado? Colérico? Sentia raiva? Onde estava a compaixão do Mestre neste momento? A tradução verdadeira deste texto é a seguinte: “ao ver o leproso com suas chagas, Jesus ficou triste com a situação de um mundo cheio de doenças e descasos para com o ser humano”.

Como podemos observar os textos bíblicos – sem generalizar – não retratam ipsi literi a realidade dos fatos. Para lermos a Bíblia é necessário ter cuidados especiais, analisar e interpretar sempre fazendo um paralelo entre o que está escrito e o que poderia ter realmente ocorrido. Jesus é amor, luz; é filosofia perfeita de vida. Não pode ser irado ou colérico.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]