Amargosa decreta estado de emergência devido a escassez de médicos na saúde

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

A Prefeitura Municipal de Amargosa decretou, nessa última terça-feira (13/01/2009), num prazo de 90 dias, situação de emergência no Hospital Municipal, em virtude da falta de médicos. Esta situação ocorre devido à dificuldade de se contratar profissionais da área que estejam dispostos a se descolarem para o Interior da Bahia, para exercer a medicina. Esta foi a forma encontrada pelo Prefeito Valmir Sampaio, para enfrentar essa crise.

Para reverter esta situação, nos últimos quatro anos , o município de Amargosa vem criando diversos instrumentos para reverter essa dificuldade e encontrar profissionais dispostos a trabalharem na cidade. A Prefeitura dobrou o valor da remuneração dos médicos, por plantão de vinte e quatro horas, no hospital Geral Municipal e aumentou 55% o valor da remuneração de médicos do programa Saúde da Família (PSF). Além disso, vêm cumprindo com suas obrigações, pagando todos os profissionais impreterivelmente em dia. Já promoveu concurso público, oferecendo 07 vagas para médicos e apenas 02 se inscreveram para ocupar as vagas.

A Secretária Municipal de Saúde, Joseane Bonfim, disse estar fazendo o possível para reverter essa situação. Para o Prefeito Valmir Sampaio, baixar um decreto de emergência foi uma das soluções encontradas para alertar a todos de que é necessário formar mais médicos. “Acredito que a única solução para revertemos esse quadro é a criação de novos cursos de medicina nas universidades de todo o país. Por isso, estamos em defesa da criação do curso de medicina, no Campus da Universidade Federal do Recôncavo, na cidade de Santo Antônio de Jesus,” completa.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]