UniUPB capacitou dez mil servidores

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

A Universidade Corporativa da União dos Municípios da Bahia (UniUPB) promove cursos de capacitação para servidores públicos municipais e divulga os próximos eventos a serem realizados em 2009, com início no mês de março através do curso de Elaboração do Plano Municipal de Saúde e Educação. As linhas de ação de 2009 estão voltadas para a Gestão Escolar, Controle Interno, além de capacitação nas áreas de Planejamento, Execução Financeira, Atualização para Advogados e Procuradores, Promoção e Elaboração de Projetos. Preocupado em promover a qualidade do serviço público, a UniUPB irá fomentar o curso voltado para qualidade da administração pública.

Criado na gestão do presidente Orlando Santiago, o curso já promoveu a capacitação de mais de 9.293 servidores através de 43 seminários presenciais e/ou on line. Com objetivo de promover, planejar, executar e apoiar atividades na área de capacitação de funcionários, o projeto tem alcançando êxito no que diz respeito à qualidade profissional. Quem confirma esse dado é a coordenadora do Controle Interno da Prefeitura de Governador Mangabeira, a servidora Soleane Rodrigues, que participou do curso de Controle Interno realizado em 2007, junto com XX outros funcionários da prefeitura.

CONHECIMENTO – Para ela, os seminários possibilitaram um conhecimento maior sobre a função do controlador interno e a importância deste servidor e deste setor para a gestão segura do prefeito. “O curso estimulou à eficiência operacional como meio a propiciar o bom funcionamento do Sistema, além de conscientizar os demais servidores que o Controle Interno é o órgão responsável pelo desenvolvimento de atividades diretamente relacionadas com sua responsabilidade institucional de medir e avaliar a eficiência e eficácia dos procedimentos voltados para as atividades de auditoria interna nos órgãos setoriais”, diz.

Ela conta a dificuldade que passou no início para que os servidores entendessem a proposta dos cursos. “No início houve resistência dos servidores, devido à cultura. Efetivamente o período de início das atividades inerentes ao Sistema de Controle Interno é o que se apresentou mais complexo, porque diante de grande volume de atribuições da Unidade, ocorreu à sensação de saber o que se quer, mas não saber por onde começar, mas foi vencido este período com determinação. Atualmente, todos os setores desta instituição estão dentro das exigências estabelecidas pela mesma. Assim, notamos que o curso vem surgindo efeito de forma eficaz”, garante a controladora.

CAPACITAÇÃO – A universidade corporativa funciona nos moldes das demais existentes visando disponibilizar um novo espaço de conhecimento para o gestor municipal avançar sua administração através de um acesso aos programas de capacitação. Todos aqueles que participam do processo da administração municipal tem o direito de realizar os cursos, bastando se inscrever na sede da prefeitura em que trabalha.

Alguns cursos realizados a distância precisam de uma infra-estrutura que deve ser disponibilizada pelo município nas salas equipadas com aparelhos de DVD, CD, televisão conectada a uma antena parabólica gravador de DVD ou vídeo cassete para que fique como registro em cada prefeitura, um acervo dos cursos ministrados.

RESPONSABILIDADE – Entendendo que uma instituição servida de profissionais qualificados é condição para alcançar níveis de qualidade, a União dos Municípios da Bahia decidiu investir na capacitação dos servidores municipais, fornecendo a eles cursos de capacitação através da UniUPB, que funciona desde 2007. Mais do que fornecer conhecimento, o processo de educação continuada fomenta a cidadania melhorando na qualidade de vida da população da cidade através do reconhecimento de uma gestão com qualidade e segura com o patrimônio público.

Os cursos voltados para os servidores garantem uma análise da gestão seja na esfera cultural, social, educacional, de saúde e/ou infra-estrutura. Com o curso, os funcionários passam a pensar nas necessidades do município com uma lógica ampla, procurando desenvolver alternativas que possibilitem gerar recursos para as necessidades da cidade. Um exemplo é o curso de Elaboração de Projetos que tem como objetivo capacitar pessoal para elaborar projetos com qualidade para captar recursos federais e estaduais.

RENDA – Em junho de 2009, os prefeitos e secretários de governo poderão participar do seminário de Receita Própria que tem como principal objetivo aumentar a renda municipal através de arrecadação legal e justa dos Tributos Municipais, possibilitando assim, que a cidade gere mais renda para disponibilizar nos setores menos favorecidos.

De acordo com a coordenadora da UniUPB, Elma Liberal, o plano de ação de 2009 “formulou ações em consonância com as atuais exigências da dinâmica da Gestão Pública Municipal, cuja contextualização torna o processo de aprendizagem permanente e contínuo em mecanismo indispensável para se praticar em gestão responsável, transparente e eficaz”.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]