Seminário apresenta ações para gestão do turismo na Bahia

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Um seminário, realizado no m~es de novembro, no Hotel Catussaba, no bairro de Itapuã, em Salvador, reuniu os 12 empresários selecionados para participarem do Projeto Vivências Brasil: Aprendendo com o Turismo Nacional. O objetivo do encontro foi apresentar as ações implementadas pelos empresários e instituições parceiras, como o Sebrae e a Secretaria de Turismo do Estado, no âmbito de aprimoramento da gestão do turismo na Bahia.

“O nosso objetivo é melhorar a gestão dos destinos turísticos. Ainda temos muitos desafios, mas já conseguimos avançar muito nesse sentido”, disse Richard Alves, coordenador da carteira de Economia Criativa do Sebrae. Ele apresentou as ações realizadas pelo Sebrae, através das metodologias aplicadas pela instituição, a exemplo da Gestão Orientada para Resultados (GEOR).

“Temos que ter focos em resultados. Para isso, incentivamos diversas práticas, como o cooperativismo e a busca pela qualificação para a eficiência dos serviços”, afirmou Richard. Além disso, o coordenador falou da importância de se apoiar a chamada produção associada ao turismo, que agragam valor aos destinos. “Essa é uma das ferramentas de valorizar o turismo, através da arte, do artesanato, da gastronomia, entre outros”, disse.

Dentro da Costa dos Coqueiros, Richard falou do programa Clube da Excelência, metodologia de capacitação em gestão, que já está sendo implantada em outros Estados.

Armando Ollandezos, diretor executivo do Cluster de Turismo da Costa dos Coqueiros da importância de integrar o desenvolvimento do setor à inclusão social. “É importante trabalharmos no fortalecimento da governança local da região, de forma que os benefícios cheguem à comunidade”, afirmou Armando.

A superintendente de Serviços Turísticos da Secretaria de Turismo, Ilana Cunha, apresentou os focos de trabalho do Governo do Estado para o desenvolvimento do segmento, além de mostrar os serviços disponibilizados para o turista na Bahia, como o Disque Bahia Turismo.

A parceria firmada entre o Sebrae e o Ministério do Turismo, em 2006, com apoio da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), deu origem ao projeto Vivências Brasil. O objetivo é disseminar as melhores práticas de gestão em turismo espalhadas pelos diversos destinos do Brasil.

No caso da Bahia, a região escolhida foi a Costa dos Coqueiros, considerada excelência em destino sol e praia. Os empresários irão visitar pousadas, restaurantes, bem como projetos ambientais, que buscam agregar valor a região. As visitas serão acompanhadas por técnicos do Sebrae e Ministério do Turismo e prosseguem até o dia 22, com realização de reuniões de alinhamento. Os empresários deverão disseminar o aprendizado adquirido na sua região, podendo, assim, aprimorar a gestão do seu negócio.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]