Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 22 de dezembro de 2008

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Conselho Estadual de Cultura da Bahia, reunido em seu pleno, na sua 46ª Sessão Plenária Ordinária, aprovou, por unanimidade, a indicação à Secretaria de Cultura da criação do Centro de Referência do Sertão, projeto proposto pelo Conselheiro Washington Queiroz.

Foi através dos seus vaqueiros com a fixação dos currais que o território do estado da Bahia se criou e se estabeleceu; através da sua argúcia que inventou e recriou equipamentos, técnicas, procedimentos e saberes. A proposta é a criação de um Projeto com o objetivo de viabilizar a implantação de um equipamento cultural que possa iniciar esse resgate e o processo de incorporação desse acervo (bens físicos móveis e imóveis e bens intangíveis) ao patrimônio cultural da Bahia; que seja uma referência estadual, nacional e internacional do acervo erigido pela civilização sertaneja vaqueira – um Centro de Referência do Sertão da Bahia (ou do Nordeste?) ou uma OCIP; ou uma fundação, enfim… a figura jurídica cultural mais apropriada e adequada ao intento será melhor estudada no projeto; mas que possa, de fato e de direito, se responsabilizar pelo resgate desse débito histórico: o patrimônio tangível e intangível do sertão, capitaneado pelos vaqueiros, bem como, e sobretudo, a sua disponibilização à formação escolar e ao conhecimento e entretenimento cultural de visitantes e turistas. Além, é claro, de se voltar para o diálogo constante com as várias interfaces dos sertões no sentido de uma política de referência cultural aosmunicípios sertanejos.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]