Nova UPB sedia encontro de prefeitos eleitos e reeleitos

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

No próximo (11/12/2008), no auditório Lomanto Júnior, na 3ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, a partir das 8h, a nova União dos Municípios da Bahia (UPB) abrirá suas portas para os prefeitos eleitos e reeleitos. Mas, você também é nosso(a) convidado(a) para conhecer a entidade municipalista mais moderna, confortável e com toda infra-estrutura para continuar servindo cada vez melhor aos gestores municipais e aos municípios baianos.

O encontro não marca tão somente a inauguração das novas instalações da UPB. Marcará também um novo tempo para a história da entidade e do municipalismo da Bahia. A diretoria do biênio 2007-2008, presidida pelo prefeito de Santo Estevão, Orlando Santiago, não trabalhou unicamente por uma nova UPB, mas, sobretudo, por um municipalismo novo. Segundo o presidente da entidade, em seu papel institucional em defesa do municipalismo, a UPB precisava tornar-se uma Casa do municipalismo e ao mesmo tempo defender a autoridade municipal, no sentido de lutar pela legitimidade da autoridade do poder local frente ao esvaziamento pelos poderes estadual e federal, relegando ao município, a instância de favores dessas esferas.

CENÁRIO & PERPECTIVAS – “A gestão que proximamente se finda, pautou-se comprometida com esses princípios, gerando um novo tempo para esta instituição municipalista em muitos aspectos, de modo que não é exagero chamá-la de nova UPB, e um dos pontos mais relevantes foi a mudança das relações da instituição com as prefeituras e com o Governo do Estado. O que planejamos foi feito, com amplo diálogo e maturação das idéias. Esse encontro marcado entre a nova UPB e os prefeitos eleitos e reeleitos é para demonstrar o novo cenário e as perspectivas que delineamos”, destaca Orlando Santiago.

O encontro, que começa as 8h e tem encerramento previsto para as 18h, contará com diversas personalidades da cena política nacional, como o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski. Advogado gaúcho, foi eleito prefeito da cidade de Mariana Pimentel (RS) em 1996 e reeleito em 2000. O município viu seu índice de mortalidade infantil e de evasão escolar chegar a zero. À frente da CNM, Ziulkoski vem se destacando pela busca incessante de melhorias para os municípios e para os cidadãos brasileiros nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e no auxílio aos prefeitos, elaborando projetos e trabalhando por suas aprovações junto ao Congresso Nacional.

Outra presença confirmada é a do jornalista e político brasileiro, Sebastião Nery que vai falar sobre “A nação nasce no município”. Ele trabalhou em jornais importantes para a história política brasileira, como O Diário, o Diário Carioca, Jornal da Bahia, A Tarde, Tribuna da Imprensa, Correio da Manhã, Folha de São Paulo e o Última Hora. Foi editor político na recém-inaugurada Rede Globo, em 1965. Ajudou a criar o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Em 1982, elegeu-se deputado federal, sendo o 2º mais votado do partido que ajudou a fundar. Um ano depois, foi relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou o endividamento externo brasileiro, além de ser um dos articuladores do retorno das eleições diretas em 1986, juntamente com a convocação de uma assembleia nacional constituinte. Sebastião Nery escreveu diversas obras sobre a história recente do Brasil e o folclore político nacional.

Outra personalidade que estará presente no encontro do dia 11 de dezembro, será Duda Mendonça. Este baiano é o publicitário com o maior número de campanhas eleitorais no país. Em seu currículo, conta-se mais de 45 campanhas diferentes. Nos últimos 25 anos, Duda Mendonça ajudou a eleger de tudo; de presidente a prefeito, de senador a vereador, de governador a deputado, no Brasil e na Argentina. Ele costuma dizer que “não existe povo eleitor e povo consumidor, o que existe é povo”. A palestra de Duda é “Comunicação institucional”. Também no encontro haverá o lançamento do livro “São Paulo, o Bom Combate da Paz”, de Walter Feldman.

MUDAR É PRECISO – O governador da Bahia, Jacques Wagner, o Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, os senadores da República César Borges, João Durval Carneiro e Antônio Carlos Magalhães Júnior, também estão entre os convidados para o encontro de prefeitos da UPB e a inauguração das novas instalações da entidade municipalista. A união ainda é o melhor meio para se enfrentar os desafios, vencer as dificuldades comuns e fortalecer uma causa. Norteada por este princípio, surgiu a UPB, uma associação civil, sem fins lucrativos, cuja função é representar, de forma conjunta e constitucional, todos os municípios baianos, lutando pelos seus interesses e trazendo benefícios para todos.

Fundada em 13 de agosto de 1964 e reconhecida como uma entidade de utilidade pública em dezembro de 1967, nada mais natural que a UPB acompanhasse os avanços dos tempos modernos. Afinal, só o que está morto não muda. E a entidade está cada vez mais viva, pulsante e renovada para continuar sua luta em favor do municipalismo baiano. Como diz o escritor Elliot Gould: “Ninguém pode ser escravo de sua identidade, quando surge uma possibilidade de mudança, é preciso mudar”.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]