Natal nas ruas e igrejas do Centro Histórico encerra nesta terça

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Espetáculos musicais nas belas e imponentes igrejas do Centro Histórico de Salvador compõem a programação natalina, parte do projeto Natal em Coletividade – uma realização do Programa Pelourinho Cultural, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – que apresenta diversas atrações locais e nacionais nas igrejas, catedrais e ruas do Pelourinho.

A grade artística, selecionada através de curadoria do Pelourinho Cultural, é uma excelente opção para quem deseja interagir e se emocionar com os festejos e as tradições do Natal. Os espetáculos compõem uma das celebrações natalinas mais bonitas do Brasil e seguem até esta terça (23/12/2008).

Neste Natal, a Secretaria de Cultura da Bahia, através do Pelourinho Cultural optou pela coletividade, por acreditar que é da união de pessoas, idéias e ações que se pode transformar o mundo. “O sentido coletivo tem despertado a consciência de vários grupos no Brasil, que passaram a criar fora das instituições estabelecidas, com performances, intervenções urbanas, festas, filmagens in loco de protestos e manifestações, ocupações, culture jamming e trabalhos com movimentos sociais”, explica Andrea May.

“A idéia é transformar o Pelourinho em um lugar onde os sentidos vão estar aguçados e onde o público possa andar em grupos, sem abandonar a sua identidade. Aliás, ela é peça-chave de tudo isso”, afirma a ativista.

Para Ivanna Soutto, diretora do Pelourinho Cultural, o projeto de Natal foi concebido com o objetivo maior de dar conta da necessidade de coletividade existente e proporcionar também aos grupos e ao público um diálogo com espaços físicos onde eles ainda não haviam estado antes. “A idéia é juntar, observar esses processos feitos em coletividade, que já faz parte do cotidiano do Pelourinho. E o projeto de Natal vem para potencializar isso; a força está muito mais no coletivo do que no individual”, afirma Ivanna, que reforça ainda a importância de espaços sagrados, como as igrejas, permitirem-se esse diálogo com outras atividades culturais.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]