Jogos da Cidadania prorroga inscrições

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Quem não conseguiu se inscrever no projeto Jogos da Cidadania – restabelecendo a confiança na cidadania, vai ter mais uma oportunidade. O prazo de inscrição foi estendido para o próximo dia (20/12/2008). Uma parceria do Governo do Estado, Instituto Ronaldinho Gaúcho e Fundação de Apoio e Pesquisa da Universidade de Santa Catarina, Jogos da Cidadania visa a inclusão social pelo esporte e a profissionalização.

Para as inscrições – que podem ser feitas nos Centros Sociais Urbanos (CSUs) dos bairros de Castelo Branco, Mussurunga, Nordeste de Amaralina ou Pernambués, das 9 às 17h – é necessário comprovante de residência, xerox do cartão Bolsa Família (caso seja beneficiário) ou declaração de renda de até meio salário mínimo.

Viabilizado pelo Programa Jovens Baianos, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e contando com a participação da Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb), o projeto, orçado em R$ 3,8 milhões, beneficiará 2 mil crianças e adolescentes, entre 10 e 17 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social em Salvador.

Durante 15 meses, eles serão treinados para práticas esportivas nas modalidades de futebol de campo, futebol de salão, voleibol e basquete. Além disso, também serão qualificados na área de tecnologia da informação.

O objetivo dos Jogos da Cidadania é atender pessoas enquadradas no perfil de risco social, com problemas de baixa escolaridade, dificuldade de acesso ao mercado de trabalho e com atividade sexual precoce e de risco. Também serão beneficiados jovens expostos à violência doméstica e urbana, além de jovens envolvidos em infrações, que cumprem medidas socioeducativas.

Serão desenvolvidas atividades de formação voltadas ao desenvolvimento do jovem enquanto sujeito social, abordando aspectos relativos às relações da juventude com o semelhante, com outros grupos e com a comunidade. A proposta é trabalhar conhecimentos, atitudes e habilidades voltadas às áreas de inserção econômica, social e política.

O Instituto Ronaldinho Gaúcho foi fundado pela família do atleta, em Porto Alegre (RS). Atua por meio de projetos, tecnologias e ações voltadas ao desenvolvimento humano e inclusão de jovens, adultos e famílias, através do esporte, saúde, educação, cultura, lazer e ecologia. O objetivo da entidade é preparar crianças e adolescentes para que eles colaborem com o processo de transformação da realidade de exclusão social.

Focos

– Educação
– Lazer
– Combate à violência juvenil através do esporte
– Preparação para o mercado de trabalho

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]