I Festival Gastronômico de Insetos Comestíveis na UEFS

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

O I Simpósio Nacional Sobre Antropoentomofagia será realizado nas dependências da Universidade Estadual de Feira de Santana no período de 16 a 18 de março de 2009. Os participantes terão a chance de discutir sobre aspectos biológicos e ecológicos que influenciam na seleção de espécies de insetos comestíveis e daquelas que podem ser criadas em massa para fornecimento de proteína animal. O evento traz a discussão dos aspectos sanitários, organolépticos, de processamento e produção de insetos comestíveis.

Esta será a primeira vez que se reunirão especialistas do Brasil e do exterior, em território nacional, para discutir sobre os benefícios e os desafios do uso de insetos como alimento. Também será a primeira vez que a degustação de insetos comestíveis estará sendo realizada, chamando a atenção para o fenômeno humano da entomofagia e, especialmente, para uma fonte de recursos alimentares que são tidos como culturalmente “nojentos” e “desprezíveis”.

Estudos bromatológicos comprovam que os insetos contêm altas quantidades de proteínas e de lipídeos e são ricos em sódio, potássio, zinco, fósforo, manganês, magnésio, ferro, cobre e cálcio. Diversos estudos têm demonstrado que a “carne” dos insetos é composta das mesmas substâncias encontradas na carne dos animais superiores, como o boi, o porco, a galinha e o peixe. No entanto, a cozinha antropoentomofágica ainda permanece desconhecida da grande maioria da população mundial, especialmente nos países desenvolvidos. O problema é que, na cultura ocidental, o consumo de insetos é visto ainda como prática de “gente primitiva”.

A programação está constituída de sessão de abertura, conferência inaugural, palestras, mesas-redondas, oficinas, degustação de insetos comestíveis, apresentação de painéis, exposição fotográfica sobre o tema do encontro no hall da Biblioteca Central da Universidade, premiação do melhor painel (será oferecido o livro Creepy Crawly Cuisine, de Julieta Ramos-Elorduy) e sessão de Encerramento.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]