Hospital das Clínicas recebe equipamentos de última geração para a realização de cirurgia de catarata

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

No mundo, 50% dos casos de cegueira são provenientes de catarata, com maior incidência na população acima de 50 anos. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a catarata é definida como qualquer opacificaçao do cristalino que atrapalhe a entrada de luz nos olhos, e acarreta diminuição da visão. Pensando nisso, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a Sociedade Brasileira de Catarata e Implantes Intraoculares, juntamente com o apoio financeiro do Laboratório Alcon, criaram um projeto de padronização do ensino de catarata no Brasil, com a utilização da tecnologia mais avançada no mundo. Segundo Dr. Eduardo Marback, coordenador do projeto na Bahia, isso irá refletir positivamente não só no ensino, mas no aumento do volume de cirurgias, na modernização e na melhoria da qualidade dos serviços.

Sete centros de ensino, que possui cursos de especialização credenciados pelo CBO, foram selecionados para receber um aparelho de última geração, cedido por até três anos, que possibilitará a realização de cirurgia de catarata, denominada Facohemulsificação. O Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos, mais conhecido como Hospital das Clínicas, foi a primeira instituição no país a receber este equipamento deste projeto. Paralelo a isso, o hospital também modernizou o Centro Cirúrgico de Oftalmologia com a compra de novos aparelhos, melhorando ainda mais o serviço.

Os oftalmologistas estão sendo treinados, realizando cirurgias experimentais, sob a orientação do Professor Jonathan Lake, chefe do Serviço de Catarata da Santa Casa de São Paulo. A previsão é que as cirurgias, já com o novo aparelho, comecem a ser realizadas no início do próximo ano. Para isso, pessoas com mais de 55 anos que precisam do atendimento, devem procurar o serviço de oftalmologia no Ambulatório Magalhães Neto, todas as terças-feiras à tarde, para fazer a triagem com um oftalmologista, que irá fazer o encaminhamento necessário para a realização da cirurgia.

Atualmente, por mês, são realizadas 50 cirurgias de catarata. Com este projeto, o objetivo é dobrar este número, com isso, diminuir a fila de espera e garantir a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]