Cada um com seu sapato | Por João Renato Weiger

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

A marca do desprezo na cultura iraquiana ficou demonstrada na atitude de muitas pessoas que batiam com seus sapatos no rosto da estátua tombada de Saddam Russein, após a invasão ao Iraque pelas tropas norte-americanas.

Nessa geopolítica americana, tudo pode acontecer, até mesmo um repórter iraquiano arremessar sapatos em direção a George W. Bush. Para grande parte do povo no Iraque, esse repórter será reconhecido como herói, pois desprezou nesse dia o homem mais ¨poderoso¨ do mundo e responsável pelas centenas de mortes naquele país.

Os sapatos existem há muito tempo, os de bico-de-pato, sapatos com recortes, pantufas e até sapatos com saltos, mas o sapatão turco de número 44 é hoje o mais cobiçado. A empresa turca fabricante desse utensílio agradece pelo episódio, pois enfrenta uma explosão de vendas com a exportação do produto, e nessa hora não se pode misturar política com negócios.

Existem histórias sobre sapatos, essa aconteceu no início do século XIX, quando o General Junot da tropa napoleônica mandou confeccionar 12 mil pares de sapatos e aprovisionar seu exército. O conflito entre França e Portugal ficou conhecido como a Guerra dos Sapatos.

No recente caso, o tradicional sapato-bomba se usado faria um tremendo estrago. Mas, no lugar do repórter poderia estar um terrorista do Al-Qaeda arremessando um sapatão turco e de dentro sair uma black mamba. Será que George teria a impressionante agilidade já demonstrada e conseguiria desviar-se do bote do animalzinho?

Talvez, esse dia possa ficar registrado na história mundial como o Dia Internacional do Sapato.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]