A Origem e o Significado do Natal

Antônio Alberto de Oliveira Peixoto.Antônio Alberto de Oliveira Peixoto.


O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo e uma oportunidade de confraternizarmos com colegas e amigos. Em tempos remotos, o Natal era comemorado em diversas datas diferentes, pois não se sabia com precisão a data do nascimento de Jesus. Somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. No antigo Império Romano, o 25 de dezembro era comemorado o inicio do inverno. Por isso, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.

O sentido do Natal decorre da forma como cada criatura vive este momento. É evidente que os comerciantes, em sua maioria, utilizam-no como marketing, fonte de lucro. Já os Cristãos aproveitam para propagar a renovação dos corações com o intuito de prepará-los para a chegada do Menino Jesus.

Na sociedade contemporânea, a globalização vem montando seu império excludente, os valores da solidariedade e da equidade são substituídos pela ganância e pelo egoísmo, deste modo o verdadeiro sentido do Natal vem se perdendo no tempo, juntamente com a evolução dos sentimentos do ter e do poder, extinguindo, totalmente, a razão e vivência do ser.

Espero que em 2009, todos nós sejamos mais racionais, que possamos notar mais o brilho nos olhos de nossos irmãos, não o julgar pela cor da sua pele ou, sua condição financeira, agir mais com o coração, ser feliz e amar mais ao próximo.

Alberto Peixoto
www.albertopeixoto.com.br
[email protected]

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Alberto Peixoto
Antonio Alberto de Oliveira Peixoto, nasceu em Feira de Santana, em 3 de setembro de 1950, é Bacharel em Administração de Empresas pela UNIFACS, e funcionário público lotado na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, atua como articulista do Jornal Grande Bahia, escrevendo semanalmente, é escritor e tem entre as obras publicadas os livros de contos: 'Estórias que Deus Duvida', 'O Enterro da Sogra, 'Único Espermatozoide', 'Dasdores a Difícil Vida Fácil', participou da coletânea 'Bahia de Todos em Contos', Vol. III, através da editora Òmnira. Também atua incentivador da cultura nordestina, sendo conselheiro da Fundação Òmnira de Assistência Cultural e Comunitária, realizando atividades em favor de comunidades carentes de Salvador, Feira de Santana e Santo Antonio de Jesus. É Membro da Academia de Letras do Recôncavo (ALER), ocupando a cadeira de número 26. E-mail para contato: [email protected] Saiba mais sobre o autor visitando o endereço eletrônico http://www.albertopeixoto.com.br.