Universidade de Feira vai mapear áreas sujeitas à desertificação

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

O Instituto de Gestão das Águas e Clima da Bahia (Ingá) vai firmar convênio de cooperação com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) para mapeamento de áreas do interior do estado susceptíveis à desertificação. O anúncio foi feito pelo diretor-geral do Ingá, Júlio de Sá Rocha, nesta terça-feira (04/11/2008), na abertura da VI Feira do Semi-Árido, no campus universitário.

O convênio prevê o financiamento de R$ 400 mil para projetos de combate à desertificação e redução dos efeitos da seca. Será buscada a participação da comunidade, de organismos governamentais e não-governamentais e de instituições de ensino superior para criação de alternativas visando o desenvolvimento sustentável do semi-árido. Cerca de 62% do território baiano, o equivalente a 300 mil km2, está localizado no semi-árido, situação que pode se agravar em 20% até 2050.

Após solenidade de abertura da VI Feira do Semi-Árido, o público assistiu a apresentação da Orquestra Sinfônica Juvenil Dois de Julho (OSJB), do projeto da orquestra Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojibá), que reúne 80 jovens músicos.

A Feira do Semi-Árido tem confirmada a participação de aproximadamente 1.100 inscritos de centenas de municípios baianos. Nesta quarta-feira (5), as atividades serão abertas com a roda de prosa sobre o tema Políticas de Crédito para o Semi-árido e Políticas Públicas para Preservação do Bioma Caatinga, na tenda climatizada, localizada ao lado da Biblioteca Central. Confira a programação completa do evento no portal www.uefs.br/semi-arido.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]