Secretários de Cultura do Nordeste reúnem-se para discutir um Calendário Cultural Unificado para a região

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Nesta segunda-feira, (01/11/2008), o Fórum dos Secretários e Dirigentes estaduais de Cultura do Nordeste reúne-se extraordinariamente no Recife (PE), antecedendo a abertura do IX Fórum dos Governadores do Nordeste, programado para o dia 2 de dezembro na capital pernambucana. O evento é organizado pela Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Pernambuco e tem apoio do Ministério da Cultura.

Na pauta dos secretários está a formatação de um Calendário Cultural Unificado do Nordeste, batizado Plano de Conexão do Nordeste, no qual as principais datas culturais de cada Estado serão conhecidas, pensando-se em um entrecruzamento de informações que subsidie a construção de um calendário regional.
Após a apresentação do plano, haverá o espaço de debate e, ao final, será feita a leitura da Ata de Reunião a ser apresentada, no dia seguinte, como proposta ao Fórum dos Governadores. O encontro acontece das 8h30 às 15h, no Hotel Recife Palace (Boa Viagem).

Ainda na programação, às18h, os 35 anos de criação da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) serão comemorados com festa na Torre Malakoff (Recife Antigo). Na ocasião, acontece a entrega do Prêmio Consciência Cultural, o lançamento em Pernambuco do livro “Lula na literatura de cordel”, do poeta potiguar Joaquim Crispiniano Neto, e a divulgação do resultado do I Concurso de Seleção para Implementação de Pontos de Cultura do Estado. Ao todo, 125 grupos pernambucanos concorrem ao edital – realizado em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) – que vai garantir o fomento continuado por três anos aos selecionados.

A cerimônia vai contar com a presença da presidente da Fundarpe, Luciana Azevedo, do secretário de Programas e Projetos Especiais do MinC, Célio Turino, e dos secretários de Cultura do Nordeste. Haverá apresentação da Escola Pernambucana de Circo e do afoxé Alafin Oyó – ambos Pontos de Cultura do Estado. A entrega da proposta de calendário integrado ao IX Fórum dos Governadores do Nordeste está marcada para o dia 2 de dezembro, às 15h, no Palácio do Campo das Princesas (Praça da República). Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (81) 3182.3802/3845.

Ascom RRNE/MInC ([email protected]

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]