Seagri se prepara para a Fenagro 2008

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Começaram a chegar ao Parque de Exposições de Salvador os primeiros animais que participarão do principal evento agropecuário do Norte/Nordeste, Fenagro 2008, que começa na próxima sexta-feira (28/11/2008) e encerra o calendário anual de feiras do Brasil. A expectativa é atrair aproximadamente 300 mil visitantes durante os oito dias de exposição, além de uma previsão de movimentação financeira superior a R$ 115 milhões, montante gerado a partir da realização de negócios, leilões, a venda direta de animais e produtos.

Para garantir a sanidade dos mais de 10 mil animais que participarão da exposição, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) reforçou a equipe técnica que trabalha no controle da documentação sanitária exigida para a entrada dos animais, a exemplo do Guia de Transito Animal (GTA).

Considerado um dos maiores eventos especializados do país, a 21ª edição da Fenagro ganha destaque internacional, com a participação de 13 países, dentre eles, Nova Zelândia, Bélgica, Suécia, Uruguai, Nicarágua, El Salvador, além de delegações da Suíça, Argentina e México. O evento agropecuário é uma ação conjunta entre a Associação Baiana de Criadores (Abac) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri).

“A Fenagro fecha o ciclo anual das exposições no Brasil. É um lugar que os produtores do segmento agropecuário têm para expor seus produtos, conhecer novas tecnologias, acessar as agências de fomento e participar, principalmente, dos balcões ou rodadas de negócios”, declarou o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Wilton Cunha.

Produção orgânica

A Seagri terá participação efetiva, através de seu estande institucional, que ocupa uma área de seis mil metros quadrados, e de espaços alternativos e promocionais, como o Agroportal e a Vila da Agricultura Familiar, que inova nesse ano com a feira de produtos orgânicos.

“O objetivo é valorizar a importância dos alimentos orgânicos, seu valor nutricional e, dessa maneira, fortalecer essa diferenciada produção no estado. A maior parte dos produtos é oriundo da agricultura familiar, contudo precisa de um trabalho amplo de certificação e assistência técnica para ampliar a produtividade e, sobretudo, o acesso ao mercado. Acreditamos que incentivando o consumo, haja um incentivo à produção”, declarou o superintendente da Agricultura Familiar (Seagri/Suaf), Ailton Florêncio.

Segundo Florêncio, a Seagri vem atuando no processo com o trabalho de capacitação orgânica dos produtores e de incentivo à produção, além de articular com outras secretarias e órgãos ações de incentivo à comercialização. O objetivo é viabilizar a participação desses produtores em feiras e exposições. Durante a Fenagro, seis dos 25 estandes da Vila da Agricultura Familiar serão destinados à divulgação desses produtos.

Tecnologia

O segmento familiar também será representado em outro espaço, organizado pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Seagri. Em uma área de 900 metros quadrados será instalado o Portal de Tecnologias para a Agricultura Familiar que contará com demonstrações dinâmicas e interativas das ações de pesquisa, assistência técnica, extensão rural, profissionalização e serviços desenvolvidos pela empresa nas diversas regiões do estado.

Toda a estrutura montada no cenário de uma fazendinha dará a oportunidade para produtores, estudantes, técnicos e público conhecerem as tecnologias e os reflexos positivos na melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares. Lá estarão canteiros com plantações de reserva estratégica para a alimentação animal, de oleaginosas para biodiesel, hortaliças irrigadas e diversificação de culturas com fruteiras e graníferas.

Além disso, boxes demonstrativos com cabras leiteiras, eqüídeos da raça pônei, vaca, galinheiro, apicultura e tecnologia hidráulica para agricultura familiar estarão sendo apresentados na feira. Também serão instaladas duas casas, uma de taipa e a outra com novas tecnologias implementadas com o trabalho de extensão rural.

Agronegócio

A participação da Seagri se estende ainda à promoção de um espaço de interação entre os produtores do agronegócio baiano e o mercado de atacado e varejo do ramo alimentício do estado – o Agroportal. Está confirmada a participação de 80 empresas dos segmentos agroindustrial da Bahia, que participarão de rodadas de negócios.

Para reconhecer o esforço e a importância do agronegócio, que representa 30% do Produto Interno Bruto (PIB) na economia do estado, será realizado no último dia (7), o Prêmio A Tarde Fenagro. Na homenagem, serão premiados os melhores do segmento baiano, cujos critérios envolvem bem-estar social e ambiental e produtividade, nas diversas cadeias produtivas.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]