Solenidade marca início da revitalização da Catedral Metropolitana de Brasília

Catedral Metropolitana de Brasília.Catedral Metropolitana de Brasília.
Catedral Metropolitana de Brasília.

Catedral Metropolitana de Brasília.

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, participou na tarde desta terça-feira, (04/11/2008), da solenidade de assinatura de atos para o Projeto de Restauração da Catedral Metropolitana de Brasília. A reforma – que contará com o apoio do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Lei Rouanet, e patrocínio da Petrobras – é uma iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF), em parceria com a Fundação Ricardo Franco (FRF), responsável pela execução das obras.

Também estavam presentes à cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda; o arcebispo Metropolitano de Brasília, Dom João Braz de Aviz; a primeira-dama Marisa Letícia; o gerente de Comunicação da Petrobras, Wilson Santa Rosa; o presidente da FRF, Edival Ponciano de Carvalho; e outras autoridades civis e eclesiásticas.

Ao ressaltar a singularidade e a beleza estética da Catedral, o ministro Juca Ferreira destacou que o apoio do MinC para a preservação da capital federal não se restringe à área patrimonial, estendendo-se ao desenvolvimento cultural da cidade. “O ato de recuperar esse símbolo de Brasília, esse patrimônio tombado de repercussão mundial, símbolo da arquitetura moderna brasileira e da criatividade do seu povo, é muito significativo porque reafirma o nosso compromisso com a história cultural do país.”

Para o projeto de restauro, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, serão destinados mais de R$ 25 milhões. Na ocasião, o ministro da Cultura falou das diversas iniciativas de promoção, proteção e incentivo à cultura brasileira realizadas pelo ministério em todo o país. “No ano passado nós conseguimos canalizar para o desenvolvimento cultural e para a defesa do patrimônio mais de R$1 bilhão, por meio da lei [a Lei Rouanet].”

Juca Ferreira também lembrou que, no entanto, o potencial de investimento nos segmentos culturais é muito maior e que a participação da iniciativa privada poderia ser mais efetiva. “Só 2% das empresas brasileiras que podem colaborar com a Lei Rouanet colaboram, nós temos feito um esforço enorme para aumentar esse número. Para o patrimônio e para o desenvolvimento cultural é fundamental essa contribuição, porque ela amplia a possibilidade real que o governo tem, por meio de recursos orçamentários, de realizar ações como essa.”

Já o governador José Roberto Arruda falou da importância de trabalhar com a ajuda do Governo Federal em projetos importantes como esse de recuperação do patrimônio público, além de destacar a necessidade de novas parcerias com o MinC e o empenho de todos para dar continuidade à preservação dos bens culturais da capital federal. “As obras da Catedral, por exemplo, seriam de obrigação do GDF, mas como é uma obra cara, nós não poderíamos fazer sozinhos. Nesse caso, a vinda da Petrobras e a ajuda do Governo Federal foi fundamental.”

O arcebispo Dom João Braz de Aviz expressou a alegria que toda a Arquidiocese de Brasília está sentindo e reafirmou a expectativa de poder contar com a obra finalizada na comemoração dos 50 anos da capital federal. “Temos pela frente uma data espetacular, 21 de abril de 2010, cinquentenário da inauguração de Brasília e, também, da arquidiocese brasiliense. Será um ótimo momento para termos a Catedral completamente reformada.”

Reforma e Recuperação

O Projeto de Restauração da Catedral Metropolitana de Brasília prevê a substituição integral dos vitrais, projetados pela artista plástica Mariann Peretti e executados por Emílio Zanon. Também serão restaurados, do lado externo, o espelho d’água e a fachada do monumento religioso. Na parte interna, as estruturas de concreto – pilares, lajes e demais elementos estruturais – deverão ser recuperadas durante a reforma. As instalações elétricas, hidráulicas e ar-condicionado também passarão por revisão.

Catedral Metropolitana de Brasília.

Catedral Metropolitana de Brasília.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]