Relatório aponta que o índice de mulheres com pressão alta em feira é duas vezes superior ao dos homens

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

O Relatório Semestral de Gestão da Atenção Básica aponta que o número de mulheres adultas que tem pressão alta é superior a quantidade de homens. Os índices são relativos às pessoas que são acompanhadas pelas equipes de agentes comunitários de saúde e da Equipe Saúde da Família.

O Relatório aponta ainda que no período histórico, entre 2000 e o primeiro semestre de 2008, a quantidade de pessoas maiores de 20 anos com pressão alta está em ascendência. Passou de 6,1% em 2000 para 10,1%, no ano passado.

Apenas no primeiro semestre deste ano, este índice geral chegou a 9,7%. A Secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, observa que pelas projeções iniciais, o índice deste ano vai superar o verificado em 2007. E faz um alerta: “a pressão alta não controlada provoca derrame, infarto do miocárdio, afeta a visão, causa problemas renais, entre outros problemas de saúde”.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]