Prefeitos da Chapada discutem políticas públicas para a saúde

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Conhecendo a preocupação do governo em atender as necessidades da população e, principalmente, o direito universal dos brasileiros à saúde, através da implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), o deputado estadual Zé Neto (PT), estará realizando um debate no próximo dia 29, no Hotel de Lençóis – Bahia, com o tema: ‘Consórcios Públicos – Desafios da Saúde na Chapada Diamantina’.

O objetivo do encontro, de acordo com o deputado, é levar técnicos da área de saúde para qualificar os gestores municipais da região, informando-os sobre os programas estaduais e federais existentes, em especial, sobre os consórcios públicos e quais os caminhos que as cidades devem trilhar para acessar os referidos programas.

O parlamentar lançou a proposta durante uma de suas visitas à região da Chapada Diamantina, no primeiro semestre de 2008, quando reconheceu a necessidade de realizar a discussão no local. De acordo com Zé Neto, o consórcio “visa potencializar os municípios da região na área de saúde de forma com que os habitantes tenham todo tipo de atendimento, até mesmo, de alta e média complexidade, sem que seja necessário o dispendioso e arriscado deslocamento para os grandes centros, especialmente Feira de Santana e Salvador”, explicou.

Presidente da União dos Municipíos da Chapada Diamantina e prefeito da cidade de Nova Redenção, Ivan Soares salienta a importância em realizar esse tipo de discussão, diante das dificuldades vivenciadas pela população da região. “Apesar das melhorias significativas no estado na área da saúde, ainda temos muito a fazer, considerando que os problemas vividos atualmente não são de hoje, mas vêm de gestões anteriores”.

Ivan Soares revelou que as condições de saúde básica ainda são precárias e, cerca de R$ 50 mil em combustível são gastos mensalmente com o transporte de pacientes que, por falta de hospitais e centros de atendimento no local, são deslocados para as cidades de Feira de Santana e Salvador.

Segundo o deputado estadual Zé Neto, “é hora de levar atendimento e desenvolvimento para o interior e, coletivizar dificuldades e ganhos é um caminho seguro para melhorar a qualidade do povo do interior. Na saúde da Chapada, esse passo tem que ser dado.”, concluiu.

O evento abrangerá os 28 municípios da Chapada e será realizado das 8 às 17 horas. Estão confirmadas as presenças do secretário de Estadual da Saúde, Jorge Solla; do diretor de Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde, Heidêr Pinto; do assessor da Superintendência de Recursos Humanos da Sesab, Alexandre Ramos e dos próximos gestores municipais da região.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]