Prefeito de Santana prioriza educação, e quer novo modelo de aprendizado para o município

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Em um mundo globalizado onde vivemos, e diante de tanta tecnologia, não cabe mais o sistema defasado de avaliação educacional que ainda mede o desempenho do aluno ao invés da condução da aprendizagem. No processo educativo, a avaliação X aprendizagem deve ser a preocupação maior do professor, visando a apropriação efetiva do conhecimento por parte do estudante. E se tal método não tem funcionado, nada mais justo que buscar caminhos mais eficientes.

É pensando assim que, o prefeito reeleito do município de Santana, Marcos Aurélio dos Santos, vai dar um novo enfoque a avaliação e a aprendizagem da rede de ensino municipal. “No primeiro mandato nós priorizamos a saúde por entender que, sem saúde não adiantaria ter uma boa educação. Então, avançamos bastante na área de saúde. E agora, nesta segunda gestão, vamos priorizar a educação. Não vamos perder de vista as outras áreas, é claro, inclusive a saúde continuará a ser bem atendida, mas o carro-chefe do nosso mandato que tem início em 2009, será a educação”, afirma o gestor.

UM NOVO TEMPO – Para realizar essa proposta de atualização pedagógica em Santana, o prefeito encontrou-se em Salvador, na União dos Municípios da Bahia (UPB), com a coordenadora pedagógica Aldair Filardi. Deste encontro, resultou um projeto que norteará um novo tempo no Ensino Fundamental do município situado no oeste da Bahia. A proposta visa ajudar os professores do Nível I na condução das atividades ligadas ao processo ensino X aprendizagem, conscientização e sensibilizando para a ação educativa.

“O nosso processo educativo precisa ousar para vencer as barreiras de um ensino arcaico e ineficiente, dando lugar a uma prática inovadora, que busque realmente incentivar o aluno para o aprendizado, buscando a formação do aluno cidadão”, destaca Aldair Filardi, que é filha de Santana e que muito tem contribuído para um modelo novo e eficaz de educação na Bahia.

PRAZER EM APRENDER – Segundo ela, pesquisas têm mostrado a ineficiência do ensino no nosso país, haja vista a insistência em se trabalhar com métodos ultrapassados, onde pouca importância tem-se dado ao processo da aprendizagem, fator importante para que o aluno realmente detenha o saber. “Este nosso projeto visa a realização de um trabalho de capacitação de docentes e de acompanhamento da ação pedagógica, com as séries iniciais, para se corrigir as falhas existentes. Estou muito animada com o projeto, e com o apoio do nosso prefeito de Santana, acredito que vamos chegar onde desejamos”, disse a coordenadora pedagógica.

De acordo com o gestor Marcos Aurélio dos Santos, o processo educativo precisa sair da mesmice e ousar com novas estratégias, mais ricas e mais eficiente, despertando o prazer do aluno pela aprendizagem: “Entendemos que o professor de Santana ainda precisa ser trabalhado, ainda precisa participar de transformações, para inovar o ensino do nosso município. Portanto, espero com este projeto: mais comprometimento dos professores com a formação dos nossos alunos, uma nova forma dos alunos verem a escola, o professor e o ensino, e, conseqüentemente, uma alavancada na área educacional em nosso município”.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]