Obrigatoriedade do diploma em jornalismo entra em pauta em Salvador

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Os destinos da profissão e da formação de jornalista estarão em pauta em Salvador, nos próximos dias 28 e 29 de novembro de 2008, durante o I Encontro Estadual de Professores de Jornalismo. Além dos docentes, estudantes, profissionais e pesquisadores debatem temas como o perfil e as perspectivas da formação superior na área, a constituição de novos conglomerados empresariais mantenedores de faculdades, o perfil do profissional frente às novas tecnologias e os projetos pedagógicos dos cursos. As discussões devem ocorrer no auditório da Câmara de Vereadores (na Praça Municipal, no Centro). A entrada é franca. As inscrições devem ser feitas no local, no dia do evento. Será emitido certificado para os participantes.

O Encontro é organizado por uma equipe de docentes voluntários, reunidos pelo Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, com a intenção de deflagrar um movimento por qualidade na formação do jornalista na Bahia. Hoje, há 23 cursos de comunicação social com habilitação em jornalismo ou de jornalismo autorizados para funcionamento na capital e no interior, pelo Ministério da Educação (MEC). Entretanto, alguns deles estão em extinção e outros sequer iniciaram as atividades de ensino. Dos 23, apenas quatro são públicos (dois da rede federal e dois da estadual).

Uma das principais motivações para o debate é a celeuma em torno da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão no país. O Fórum e outras entidades ligadas à área defendem a formação acadêmica e cidadã de quem deseja abraçar a carreira, visando a preparação de mão-de-obra especializada para prestar informação de qualidade à sociedade e garantir a democracia. Contudo, parte dos empresários pleiteia a suspensão da obrigatoriedade da graduação para jornalistas.

Ainda este ano, deve ser julgado, pelo Supremo Tribunal Federal, um recurso que pode suspender definitivamente a exigência do diploma para atuação em jornalismo em todo o Brasil. O recurso extraordinário (nº 511961) foi impetrado, em dezembro de 2006, pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo e Ministério Público Federal (MPF), que são contrários à obrigatoriedade.

A questão, entretanto, é motivo de disputa judicial desde outubro de 2001, quando a juíza substituta da 16ª Vara Cível da Justiça Federal de São Paulo, Carla Rister, concedeu tutela antecipada (uma espécie de liminar) liberando o exercício profissional para qualquer pessoa, em atenção a um pedido do procurador da República André de Carvalho Ramos. A decisão foi anulada após recurso da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), mas, agora, o pleito deve ser analisado na instância final.

Programação

28/11 (sexta-feira)

19h – Abertura Oficial e Mesa-redonda: A Formação Superior em Jornalismo na Bahia: perfil e perspectivas, destinada a docentes, estudantes, pesquisadores, profissionais e empresários do setor.

Profa. dra. Malu Fontes (UFBA)

Prof. msc. José Carlos Silveira Duarte (UESB)

Jornalista Kardé Mourão (Sinjorba)

Moderação: Profa. msc. Mônica Celestino (FNPJ, FSBA)

29/11 (sábado)

09h – Mesa-redonda 1: Novos conglomerados na educação superior

Pesquisador Paulo Henrique Almeida (Secretaria de Cultura do Estado)

Moderador: Prof. dr. Leandro Colling (UFRB)

14h – Mesa-redonda 2: Jornalista do século XXI: quem é esse profissional?

Prof. dr. Carlos Eduardo Franciscato (SBPJor, UFSE)

Prof. dr. Marcos Palácios (UFBA)

Prof. msc. Ricardo Mendes (A Tarde)

Jornalista Gabriela Lacerda (Reator Assessoria)

Moderador: Profa. dra. Lia Seixas (UFBA)

16h – Mesa-redonda 3: Projetos pedagógicos e metodologias de ensino: iniciativas de sucesso

Prof. dr. Robério Marcelo (UFRB)

Prof. dr. Edson Dalmonte (FSBA)

Prof. msc. André Holanda (FDJ, a confirmar)

Profa. msc. Leila Almeida (FIB)

Prof. Manuel de Andrade (UNEB/Juazeiro, a confirmar)

Profa. msc. Anna Spannenberg (FSBA, a confirmar)

Moderador: Profa. msc. Jan Alyne (UFBA)

Serviço:

Data: 28 e 29 de novembro

Local: Auditório da Câmara de Vereadores (Praça Municipal, no Centro)

Entrada gratuita

Inscrição: No dia e local do evento

Mais informações:

Mônica Celestino

Diretora do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo – Regional Nordeste II

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]