Museu de Arte Comtemporânea abrigará a 1º Ocupação do Grupo GEMA

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

O Museu de Arte Contemporânea de Feira de Santana abrigará, de 13 de novembro a 10 de dezembro de 2008, a I Ocupação do Grupo GEMA denominada Casa de Recuperação, que consiste na ocupação gradativa dos 13 espaços do Museu de Arte Contemporânea de Feira de Santana, pelos componentes do grupo, que irão traçar um paralelo entre este feito e a ocupação de uma cidade com proposições artísticas, performances, inter-diálogos, colóquios, workshop, instaurações, mostras de audiovisual, chá e café da tarde com artistas e visitantes, onde serão abordadas questões articuladas com os eixos temáticos Memória, Diversidade e Identidade. Durante a ocupação serão ministradas oficinas artísticas voltadas para alunos da rede pública de ensino, dentre outras ações.

No mesmo dia em que o Grupo Gema vir a concluir a Ocupação – que será realizada paulatinamente durante os vinte e seis dias de posse – começará a retirada.

O Grupo GEMA é um coletivo formado por artistas, estudantes e pesquisadores, que se propõe a operar procedimentos e intervenções, de modo investigativo e experimental, através de processos artísticos contemporâneos, tendo como referência a produção artística atual em seus diferentes meios de expressão e buscando refletir sobre as convergências e hibridismos na arte, na cidade e na vida contemporânea.

O grupo transmigra através de poéticas contemporâneas e transcodifica temas relacionados com o tempo e o espaço propondo uma dilatação do conceito de ambiente expositivo e a expansão da interação do público com a arte, provocando uma discussão sobre neo-estéticas urbanas, pensamentos e percepções sobre os modos de ser, pensar, agir e fazer mais condizentes com as condições tecnológicas e humanas dos tempos hodiernos, a partir de uma perspectiva de revitalização do patrimônio material, imaterial e identitário da cidade de Feira de Santana.

*O Grupo GEMA conta com o apoio do CUCA – Centro Universitário de Cultura e Arte da Universidade Estadual de Feira de Santana, fazendo parte das Atividades Especiais desenvolvidas pela área de pesquisa da OCA – Oficinas de Criação Artística do referido Centro.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]