Modos de ver segue com fotógrafa baiana

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Dando continuidade ao Projeto Modos de Ver, realizado pela Casa da Photographia, em parceria com o Palacete das Artes Rodin Bahia, o Instituto Sacatar e a Fundação Cultural do Estado, a repórter fotográfica Margarida Neide apresenta seu trabalho, faz uma reflexão sobre seu processo criativo, acompanha os participantes numa saída fotográfica, e ainda analisa as fotografias produzidas, nos dias 14, 15 e 16 de novembro.

Margarida Neide é uma fotógrafa antenada, cuja essência do trabalho está no fato e seu movimento. Embora a versatilidade leve-a a fotografar desde o noticiário policial, passando pelo esporte até a fotografia de moda, uma característica é comum em sua criação: a paixão pelo acontecimento em pleno desenrolar, no momento exato da ação. O Modos de Ver é dividido em três encontros consecutivos mensais. No primeiro, o artista convidado exibe seu trabalho e fala do seu processo de criação. No segundo, os participantes, juntamente com o fotógrafo, saem a campo para um local em Salvador e, por fim, no terceiro encontro, o fotógrafo faz observações sobre o trabalho produzido durante a saída fotográfica. Em novembro, a saída fotográfica com Margarida Neide está programada para o Centro Histórico.

Sobre a artista

Margarida Neide – Iniciando no fotojornalismo em 1982 no Correio da Bahia, a fotógrafa baiana passou a cobrir a pauta desportiva um pouco depois, no extinto Jornal da Bahia, sendo então a primeira mulher a registrar o futebol em Salvador. Passou ainda pela Tribuna da Bahia e hoje é contratada do Jornal A Tarde. Já ganhou alguns prêmios, entre eles o Racimec (prêmio nacional de jornalismo desportivo), além de ter participado de exposições coletivas e individuais. Paralelo às suas atividades em jornal, Margarida Neide ensinou fotografia no Senac por três anos, fez trabalhos temporários para assessorias de imprensa e desenvolveu trabalhos de estúdio, fotografando para o mercado publicitário.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]