Ministra Britânica para as próximas Olimpíadas conhece a Candidatura Rio 2016

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Depois de se reunir com o ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., na segunda-feira dia (03/11/2008), em Recife, a Ministra Britânica para os Jogos Olímpicos de 2012, Tessa Jowell, visitou o Rio de Janeiro para conhecer de perto a candidatura da cidade para os Jogos de 2016. A Ministra esteve reunida na terça-feira dia 4 com o presidente do Comitê de Candidatura Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e na quarta-feira dia 5 foi recebida pelo vice-governador do estado do Rio, Luiz Fernando de Souza, e pelo prefeito eleito da Cidade, Eduardo Paes.

Durante o encontro, a Ministra atestou que, “pela convicção e pela clareza de propósitos que vi aqui, o Rio está apto para sediar os Jogos Olímpicos. Fiquei muito bem impressionada com a equipe de trabalho”. Tessa Jowell citou a realização dos Jogos Pan-americanos de 2007 e a vitória do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014 como exemplos do potencial da cidade para sediar grandes eventos, o que “torna possível a Rio 2016, ainda com a possibilidade de levar à regeneração e ao desenvolvimento econômico”.

Segundo ela, as experiências da Candidatura Londres 2012 convergem com os objetivos da Candidatura Rio 2016, sobretudo no aspecto de legado. “Há pontos de legado, como a regeneração da parte leste da cidade de Londres, com a construção de 3.000 casas para a Vila Olímpica, que não aconteceriam se os Jogos não fossem realizados”, exemplificou.

Como resultado do intercâmbio entre ambas as cidades, a Candidatura Rio 2016 garantiu que dará prosseguimento, no Brasil, ao projeto inglês “Inspiração Internacional”. Liderado pela organização internacional UK Sports em nome do Ministério dos Esportes do Reino Unido, o projeto tem como base o tripé esporte, educação e desenvolvimento e vem sendo expandido para os cincos continentes.

O Brasil foi um dos cinco países escolhidos pela equipe de Londres para receber o projeto-piloto do “Inspiração Internacional”, já implementado em Pernambuco, Alagoas e no Ceará. “Um dos objetivos de estar aqui, além de transmitir as lições que aprendemos, é trazer a inspiração de Londres 2012 para estender os benefícios olímpicos para além dos Jogos”, afirmou a Ministra.
A agenda de Tessa Jowell no Rio incluiu ainda visita à organização não governamental Luta pela Paz, comandada pelo inglês Luke Dowdney. Há 10 anos no Brasil, Luke fundou o projeto em 2000 e, desde dezembro de 2007, instituiu a ONG em um espaço de 700m² no Complexo da Maré. Depois da atuação pioneira no Brasil, a ONG foi implementada ano passado em Newham, na cidade de Londres.

Com 855 jovens participantes no Rio em 2008, a Luta pela Paz atua em cinco pilares: esporte (boxe, luta livre e capoeira), educação, empregabilidade, Conselho Jovem e serviços de apoio a famílias. “Trabalhamos com a auto-confiança, esta é a primeira parte, queremos fazer com que as crianças se sintam protegidas”, explica Luke. São meninos e meninas como Alan, de 6 anos, que, além de praticar capoeira na ONG, também é aluno de futebol do programa socioesportivo Segundo Tempo, do Ministério do Esporte. “Faço dois esportes, é muito legal”, resume.

O Complexo da Maré é uma das maiores comunidades em situação de risco social do Rio de Janeiro e faz parte do grupo de regiões para as quais a Candidatura Rio 2016 prevê projetos de regeneração. O local foi escolhido como ponto de encerramento da agenda da Ministra. “Após as visitas e os encontros no Rio de Janeiro, posso afirmar que o time da Rio 2016 tem o compromisso com o legado para a juventude e com o poder de reorientá-la através do esporte. Gostaria de agradecer pela generosidade com que todos me receberam na cidade”, finalizou Tessa Jowell, antes de partir de volta a seu país olímpico.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]