Mês do músico é comemorado com encontros, shows e oficinas no Pelourinho

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

O Dia Nacional do Músico (22/11/2008) levou a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura (Secult), a promover o projeto Novembro – Música em Todos os Ouvidos. A iniciativa visa estimular o desenvolvimento da cadeia produtiva da música, ao propiciar um ambiente reflexivo, por meio de palestras, mesas-redondas, oficinas e shows.

O projeto acontece pelo segundo ano consecutivo, trazendo uma programação que engloba a 2ª edição do Fórum de Música, Mercado e Tecnologia (FMMT), que acontece desta quarta-feira (12) a sábado (15) e 12 shows a preços populares – R$ 2 e R$ 1 – nos largos do Pelourinho (dias 14, 15, 22 e 29).

A programação do evento, idealizado pela Diretoria de Música da Funceb, traz artistas locais e de nove estados brasileiros. “Com isso a Funceb procura ampliar a inserção da Bahia no eixo de discussões e negócios da área musical na atualidade. Reunimos profissionais de diversas partes do país para debater temas ligados à comunicação, propriedade intelectual, tendências de distribuição, exportação, entre outros”, afirma a diretora da Fundação, Gisele Nussbaumer.

De quarta a sábado, diversos agentes da cadeia produtiva da área musical se reúnem no ICBA para trocar opiniões e experiências no Fórum de Música, Mercado e Tecnologia.

O evento é uma realização conjunta da Funceb e o Sebrae, e resultado de uma parceria com o Goethe Institut (ICBA), Instituto do Patrimônio Artístico Cultural (Ipac/Pelourinho Cultural) e Instituto de Rádio Difusão do Estado (Irdeb).

As atividades da programação giram em torno da Rede Música Nordeste, com destaque para as discussões sobre Exportação de Música da Bahia, Nordeste Independente: Feiras e Festivais e Novas Formas de Distribuição em Música.

Articulação

O evento traz também um panorama do atual cenário musical nordestino, com atrações vindas do Ceará, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, a cada noite, acompanhadas das locais – Subaquático e Grupo Quixabeira da Lagoa da Camisa.

Por meio do Fórum, a Funceb pretende fortalecer a rede de relações na área musical do Nordeste entre produtores e organizadores de grandes festivais, além de promover conexões com agentes de outras partes do país, visando à realização de futuros negócios e parcerias.

“O Sebrae apóia esta ação porque seu objetivo é trabalhar o desenvolvimento dos pequenos negócios. Na Bahia, os empreendimentos ligados à música são muito importantes na medida em que expressam a cultura local e suas tendências”, acrescenta o coordenador dos projetos da Economia Criativa do Sebrae, Richard Alves, que junto à Funceb, desenvolve um projeto de fortalecimento da música independente de Salvador.

Os shows promovidos pela Diretoria de Música da Fundação trazem a Salvador artistas de um mercado de médio porte, que têm trânsito no circuito independente de outras partes do país, mas normalmente não passam pela Bahia.

São atrações de estilos musicais diversos, formados a partir do encontro entre influências tradicional e contemporânea de origens diversas e que atuam com base em novos modelos de produção e distribuição.

Seguindo os princípios das políticas que vêm sendo implantadas pela Secult, a proposta do evento é promover a articulação e um maior envolvimento das produtoras independentes, tendo o apoio do Estado na viabilização de iniciativas na área musical.

As apresentações têm em vista a formação de público para este tipo de atração, intercâmbio profissional entre músicos, além de estimular o mercado de produtores locais a se relacionar com este perfil de produto.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]