MEC propõe alterações no curso de jornalismo para que profissionais de outras áreas possam atuar no setor

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.


De acordo com informações veiculadas pelo jornal Folha de São Paulo, elas dão conta de que o Ministério da Educação (MEC) propôs alterações nas estruturas dos cursos de jornalismo, o objetivo tem como finalidade permitir que profissionais de outras áreas possam, em menos tempo, completar sua formação e atuar nesta área sem que seja necessário cursar inteiramente uma faculdade de Comunicação. Uma comissão montada para estudar mudanças nas diretrizes curriculares da graduação deverá ser formada nos próximos dias.

O ministro da Educação, Fernando Haddad observa que a ideia é permitir que, por exemplo, um economista formado possa fazer apenas as disciplinas mais importantes dos cursos de jornalismo para poder obter o diploma em, aproximadamente, dois anos. “O jornalismo é um bom caso para essas mudanças, mas não é o único. Poderá abrir caminho para outros”, garante Haddad.

Entretanto, ele faz a ressalva de que a sua pasta não vai entrar na discussão sobre a obrigatoriedade do diploma, que está sendo feita pelo Ministério do Trabalho, mas pretende fiscalizar com rigidez os cursos de comunicação. A área é a próxima a passar pelo processo de avaliação feito já em Direito, Medicina e Pedagogia.

Está agendado para os próximos meses que os cursos que obtiverem avaliações ruins serão visitados e terão que assinar termos de saneamento de deficiências com o MEC. “A comunicação tem uma conexão direta com a questão democrática, assim como o direito, a medicina e a pedagogia”, defende Haddad. Ao mesmo tempo afirma que um bom jornalismo, como bons médicos, boas escolas e bons advogados, é parte necessária para o bom desempenho da democracia.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]