Festival Nacional de Vídeo Imagem em 5 Minutos começa nesta segunda

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

O 12º Festival Nacional de Vídeo Imagem em 5 Minutos, que acontece desta segunda-feira (10/11/2008) até o sábado (15), já tem programação oficial definida. As produções serão exibidas nas salas Walter da Silveira e Alexandre Robatto na Biblioteca Pública dos Barris. Além das mostras de vídeo, o Festival terá palestras, mostras paralelas, exposições e oficinas com acesso gratuito.

Nesta edição, 209 vídeos foram inscritos e aprovados para participar do Festival. Destes, 159 participarão da mostra “Panorama Nacional” e outros 50, da mostra competitiva. A abertura está marcada para às 19 horas no ICBA – Instituto Cultural Brasil-Alemanha, que fica no corredor da Vitória. A homenageada do evento nacional é Letícia Parente, professora da Universidade Federal do Ceará e da Puc do Rio de Janeiro, responsável pela realização da primeira exposição de arte e ciência no Brasil, em 1976. Após a cerimônia, acontece o show com as bandas Luvebox e Uberglam.

Durante os seis dias de Festival, a partir das 9 horas, será aberta na Galeria Xisto e exposição Imagem em 5 Quadrinhos, que segue até às 21 horas. No dia 11, também a partir das 9 horas da manhã, será aberta a Lanrouzze no foyer da Biblioteca Pública, além do Museu de Cinema de Roque Araújo, Quadrilátero/BPEB.

Na tarde do segundo dia do 12º Festival Nacional de Vídeo Imagem em 5 Minutos, além das mostras e do Panorama Nacional, terá início a oficina “Introdução ao Desenvolvimento de Jogos”, que acontece até o dia 13, na Biblioteca Central dos Barris. Ministrado por Bruno S. Drago, desenvolvedor da XuTi.net, a oficina visa dar um panorama geral sobre o desenvolvimento de jogos eletrônicos, seu mercado e apresentar as suas principais ferramentas de desenvolvimento.

A oficina Microcinema, ministrada por Rodrigo Minelli Figueira, doutor em Comunicação e Semiótica pela PUCSP, promete ser um dos grandes destaques da programação de atividades do Festival. Os inscritos utilizarão o celular como mídia alternativa e terão acesso a uma série de exercícios visando conscientizar das possibilidades e características expressivas desta tecnologia. As aulas acontecem nos dias 13 e 14, também na Biblioteca Pública.

O encerramento do festival acontece a partir das 19 horas do sábado (15), quando serão distribuídos R$30 mil em prêmios. Após as 21 horas, a programação fica por conta da Orquestra de Vj’s, a criação de um Painel Imagético, em real time, no paredão de entrada da Biblioteca Pública dos Barris.

Outras informações, lista dos selecionados e programação completa, disponíveis no site do XII Festival Nacional de Vídeo Imagem em 5 Minutos.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]