Festival de Teatro na Casa: de Anísio a Dionísio

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Entre os dias 27 e 30 de novembro de 2008, a cidade de Caetité serve de palco para o inédito FESTCASA – Festival de Teatro na casa: de Anísio a Dionísio. Realizada pela Fundação Cultural do Estado (Unidade da Secretaria de Cultura) em parceria com a Fundação Anísio Teixeira, a iniciativa trata-se de uma mostra teatral não competitiva, que fomenta um espaço para a difusão de saberes e experiências na área artística.

Os grupos de teatro interessados em integrar a programação do evento, devem inscrever-se até o dia 4 de novembro. A ficha de inscrição está disponível no site da FUNCEB (www.funceb.ba.gov.br) e deve ser entregue na Casa Anísio Teixeira ou enviada, por SEDEX, para o mesmo local.
Junto à ficha, são necessários os seguintes documentos: cópia do texto a ser apresentado; release do espetáculo; currículo do grupo; DVD com peça gravada na íntegra sem cortes; liberação da SBAT, ECAD ou declaração do autor autorizando a montagem; seis fotos do espetáculo digitalizadas ou impressas; e material de divulgação da peça (cartazes, panfletos), se houver. A lista de selecionados será divulgada no dia 10 de novembro. Mais informações: 77 3454-2313.

Programação

Além dos espetáculos de palco (auditório da Casa Anísio Teixeira) e de rua (Praça da Catedral e Praça do Forró), o FESTCASA traz uma série de atividades. Entre elas, as oficinas de Estética do Teatro – iluminação, teatro e figurino -, de Voz para o Teatro, de Interpretação Teatral e de Teatro de Rua.

A cargo da Fundação Cultural ficam a realização do Workshop sobre Elaboração de Projetos Culturais, um mini-curso de História do Teatro Moderno Brasileiro e Baiano e uma leitura dramática a ser desenvolvida com os participantes. “Incentivar festivais como este possibilita que o interior da Bahia mostre sua produção teatral e qualifique sua formação artística. O que gera redes de intercâmbio e fortalece o teatro de grupo”, comenta Ney Wendell, diretor de Teatro da FUNCEB.

A intenção é oferecer ações de capacitação e qualificação de atores, produtores e técnicos teatrais, além de contribuir para a formação de platéia em Caetité e região, com a apresentação de espetáculos variados.

O encerramento do evento acontece na tarde do dia 30, domingo, com um Cortejo Cênico reunindo todos os artistas e grupos participantes do projeto.

O projeto

O FESTCASA busca atender as prioridades emanadas nos Encontros Municipal e Territorial de Cultura, promovidos pela SECULT em 2007. Assim, surgiu da necessidade de fortalecer os grupos de teatro em formação no Território Sertão Produtivo e de promover o intercâmbio entre grupos de teatro regionais com o de outros territórios de identidade.

Para isso, o evento conta com o apoio da Universidade do Estado da Bahia, através da PROEX e de seus Departamentos de Caetité e Guanambi; da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista; e da Prefeitura Municipal de Caetité.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]