Feira em Irará discute cultura da Mandioca

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

O município de Irará, no interior da Bahia (127 km de Salvador), sedia a Feira Regional da Mandioca de 05 a 07 de Dezembro de 2008. A Feira visa discutir a produção, a comercialização e o consumo da mandioca e seus derivados na região. Além disto, a intenção é viabilizar meios para o fortalecimento da agricultura familiar e incentivar o Desenvolvimento Local Sustentável.

A Feira é composta de exposições, palestras, debates, cursos e atividades artísticas (programação no folder anexo). Estandes com demonstração e comercialização dos produtos e culinária proveniente da mandioca são montados em praça pública.

O visitante pode encontrar desde a pizza de mandioca até equipamentos para casas de farinhas. Produtos do artesanato iraraense, além de demonstração de trabalhos de instituições e do comércio da cidade, também são exibidos na Feira.

Nas noites da Feira da Mandioca, o espaço é aberto para os grupos artísticos. São grupos de Cultura Popular, como a Filarmônica 25 de Dezembro, Burrinha e Sambas-de-Roda. Na parte musical, destaque-se a participação do forrozeiro Santana O Cantador.

O cantor conhecido por sucessos como “Ana Maria” e “Vontade de Bater em tua Porta”, tem ganhado destaque por seu trabalho de valorização do autêntico forró pé-de-serra e toca pela primeira vez na micro-região de Irará.

A Feira da Mandioca é uma realização conjunta da Coopril (Cooperativa dos Produtores Rurais de Irará), do STRI (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Irará), da Cediter (Comissão Ecumênica dos Direitos da Terra) e da Filarmônica 25 de Dezembro.

O patrocínio é do Fundo de Cultura – Secretária de Cultura e Secretaria da Fazenda; CAR; Secretaria da Agricultura, SUAF; Secretaria do Trabalho; Secretaria de Ciência e Tecnologia; Governo da Bahia, Terra de Todos Nós; Ministério do Desenvolvimento Agrário, Governo Federal – Brasil um país de todos.

Estilo Próprio

A Feira Regional da Mandioca apresenta caracteres próprios da cultura e criatividade dos iraraenses. Desde os novos pratos da culinária até recriações de outras iniciativas do município, a Feira traz manifestações peculiares de Irará. Foram apresentados salgadinhos, pizzas e outros pratos feitos à base da mandioca.

Foi na Feira da Mandioca de Irará que um pesquisador da Embrapa conheceu o “beiju-colorido” e, com base nesta descoberta, resolveu desenvolver a idéia para a produção industrial da guloseima.

Outro aspecto de destaque na Feira da Mandioca é a instalação de uma típica Casa de Farinha. Além de mostrar o contraste entre o processo artesanal e o mecanizado, a iniciativa apresenta uma cultura do município, coberto por diversas Casas de Farinha por todo seu território.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]