EUA defendem reformas no sistema financeiro mundial e ratificam importância do G20

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.


São Paulo – O subsecretário de Assuntos Internacionais do Tesouro dos Estados Unidos, David McCormick, defendeu hoje (09/11/2008) reformas no sistema financeiro internacional e afirmou que o G20 é a instituição mais preparada para estruturá-las.

“O G20 me parece ser a instância mais apropriada para essa discussão”, afirmou, em entrevista coletiva concedida após o encerramento da reunião do grupo, em São Paulo.

McCormick disse que o encontro do G20 foi construtivo, pois trouxe à tona argumentos e necessidades de vários países acerca da crise econômica.

O subsecretário destacou também a relevância do próximo encontro do G20, desta vez com os chefes de Estado, que acontecerá em Washington, nos Estados Unidos, no próximo dia 15. Ele reconheceu que os EUA têm grande parcela de responsabilidade sobre a situação da economia global e, por isso, estão comprometidos em encontrar as soluções.

“Somos favoráveis, somos líderes e estamos comprometidos com as mudanças”, afirmou ele, ressaltando que a recuperação da economia norte-americana também significará a recuperação da economia mundial.

O subsecretário ainda falou sobre a importância do fortalecimento de instituições como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial. McCormick apontou a Rodada Doha como fator decisivo para evitar a recessão mundial.

A rodada também foi citada no comunicado da reunião do G20. No documento, assinado por todos os países partticipantes, as negociações multilaterais são citadas como alternativa para que o comércio mundial não decresça e para que países não usem medidas protecionistas para tentar mitigar efeitos negativos da crise sobre seu mercado interno.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]