Conexão Rio- O exemplo que veio da India | Por Christina Thedim

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Sempre senti imenso fascínio por esse país instigante, de culturas milenares, onde o luxo e a opulência convivem em drástico e pacífico contraste com a pobreza e a simplicidade de seus habitantes. Outrossim, não consigo me imaginar vivendo sob suas regras de comportamento, rigorosas e cruéis para com as mulheres que lá nascem, tão sacrificadas por um sistema arcaico de submissão ao pátrio poder. Me encanta, sim, o seu lado místico, a quantidade de deuses e deusas de olhos amendoados, com roupas coloridas e suas as estórias de conquistas e lutas ancestrais, que nos remetem a épocas onde podemos pressentir a existência apenas através da sensibilidade espiritual. Mas hoje senti uma grande felicidade por saber da existência de um homem, um banqueiro, pasmem, diferente dos que habitualmente ouvi falar.

Seu nome é Muhammad Yunus, dono do Grameen Bank, especializado em microcréditos, em Blangadesh. Vencedor do Nobel da Paz, doará seu prêmio, de US$1,4 milhões de dólares a instituições que cuidam da inclusão dos mais necessitados no sistema mundial vigente, a fim de que possam ter condições mais igualitárias de se estabelecer e florescer como seres humanos que são. Empresta sem garantias e, apesar disso, tem o retorno de 99% dos créditos que disponibiliza. Mora, apesar de tudo, num apartamento modesto, sem luxos e leva, com toda certeza, uma vida simples e honesta. Sua clientela é de maioria feminina, que busca auxílio para iniciar pequenos negócios. Ele luta defendendo o desenvolvimento da nossa autonomia. Hare Krishna!!!

Minha felicidade e admiração por esse povo humilde e sofrido aumentou ainda mais quando, também ontem, ouvi na TV a notícia da pequena menina _ que não consigo lembrar nem encontrar mais a matéria que me poderia revelar-lhe o nome _ que aos cinco aninhos, realizou a proeza de passar sobre rodas debaixo de quarenta carros enfileirados, rente ao solo, totalmente “esticada”, e sair sorridente e confiante, sem um arranhão, sob os aplausos da pequena multidão que a aguardava em grande expectativa. Um sorriso lindo, de criança, de esperança. Conquistou o feito com o estímulo do pai amoroso, que sabia que sua pequena, patinadora desde os dois anos e meio, podia executá-lo. Vitória do Amor! Hare Krishna!!!

Exemplos como esse e de muitos outros seres humanos iluminados e honrados me fazem acreditar que podemos ser melhores, podemos fazer mais, muito mais pelo nosso próximo e por nosso planeta, basta querer, basta saber Amar!

Nota: Esse texto foi publicado pela primeira vez em abril deste ano no jornal Montblaat (edição eletrônica) sob a batuta do mestre Fritz Utzeri! Hoje, vendo o noticiário, tive o imenso prazer de novamente pensar na existência dessa alma sábia e generosa que habita entre nós e nos engrandece mostrando que a felicidade, por mais paradoxal que possa parecer neste caso específico, realmente não é uma conquista material.

Pensem nisso. Namastê!!!

fale comigo: [email protected]

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]