Concurso de Poesia Rotary premia treze estudantes da zona rural

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

A poesia não tem fronteiras, apenas estabelece pactos com a alma, com a sensibilidade e com os sentidos. Em Feira de Santana, há quatro anos, os estudantes das escolas públicas municipais situadas nos distritos transformam em magia, sonho e belas imagens que apenas a poesia permite, as histórias, sensações e atmosfera da zona rural. Este ano, treze estudantes foram premiados explorando o tema “Realizemos os Sonhos”.

O Concurso de Poesia envolvendo as escolas dos distritos é uma iniciativa que une o Rotary Novo Horizonte e a Secretaria Municipal da Educação. A idéia de envolver exclusivamente estudantes das escolas da zona rural foi da secretária Ana Rita de Almeida Neves por uma razão muito simples.

“Quisemos permitir a estas crianças e adolescentes o doce prazer de conhecer a poesia e viajar por um mundo povoado pela fantasia, um mundo em que apenas a imaginação é nosso guia. E hoje temos um número cada vez mais expressivo de alunos escrevendo, produzindo um gênero que nem sempre é uma realidade nas escolas públicas”, destaca a secretária, ressaltando a participação de mais de 400 estudantes nessa edição do concurso.

A Escola Municipal Julieta Frutuoso de Araújo, situada no distrito de Tiquaruçu, ganhou uma Menção Honrosa como reconhecimento pelo maior número de estudantes inscritos no concurso. A escola ganhou também um aparelho de DVD.

Os alunos foram premiados do 1º ao 4º lugar em três categorias – 3ª e 4ª séries; 5ª e 6ª séries e finalmente, 7ª e 8ª série (leia no boxe os nomes dos premiados em cada categoria). Cada premiado nos três primeiros lugares ganhou um rádio-relógio, um relógio e uma bicicleta, além de certificado e medalha; os classificados em 4º lugar ganharam também certificado e medalha.

PERCEPÇÃO E SENSIBILIDADE

Os trabalhos foram destacados pela qualidade e também pelo empenho dos estudantes que, na maioria das vezes, têm o primeiro contato com a poesia. O professor Raymundo Luiz Lopes, da Universidade Estadual de Feira de Santana e membro da Comissão de Seleção do concurso, destaca a percepção e a sensibilidade dos novos poetas. “Muito mais significativo que a premiação é descobrir o talento dessas crianças e adolescentes e, pela poesia, vê-se despertar neles conceitos de ética, cidadania e amor pelo local onde vivem”, diz Raymundo Luiz.

A professora Rosana Falcão, da Secretaria Municipal da Educação e responsável pela coordenação do concurso, ressalta a parceria com o Rotary Novo Horizonte como “fundamental para despertar e formar novos leitores e escritores. O melhor ambiente para que isso aconteça é a escola. O trabalho com o Rotary fortalece iniciativas da Secretaria e as principais metas do nosso Planejamento Estratégico que são a leitura e a escrita”. Cada aluno premiado também ganhou um kit com seis livros de literatura brasileira.

Com o concurso, o Rotary Novo Horizonte atinge um objetivo honroso que deve ser uma meta das organizações de representação da sociedade civil – investem na formação de cidadãos e impulsionam a auto-estima dos feirenses. “É gratificante notar que atingimos o nosso objetivo, basta olhar no semblante dos estudantes que foram reconhecidos pelo seu talento, a expectativa deles, o prazer de ser homenageado e valorizado. Sabemos que eles vivem um momento que vai marcar pra sempre a vida de cada um”, comemora Paulo Henrique Almeida, presidente do Rotary.

A vida no campo

Poema de autoria da estudante Gabriela Lima Pinheiro Ferreira, 1º lugar na categoria 7ª e 8ª série. Gabriela é aluna da Escola Municipal Julieta Frutuoso de Araújo (distrito de Tiquaruçu)

Minha gente, vejam só

Como é linda nossa terra

Nesta tarde de verão

Tem gente na plantação

Quando o vento sopra frio

O sereno vem caindo

Deixa o dia mais sombrio

Trovoadas serão ouvidas

E ninguém a reclamar

O homem do campo canta

A chuva está pra chegar

Com uma enxada nas mãos calejadas

E ele alegre a olhar

O capim ficando verde

Para o gado alimentar

São tantos sonhos, minha gente

Que faz dele um sonhador

E é uma luta constante

Deste pobre batalhador.

Categoria 3ª e 4ª séries

1º lugar: Wathenon Elder Cardoso de Souza

Escola Municipal José Alves de Matos (Humildes)

2º lugar: Flávia Ferreira de Lima

Escola Municipal André Custódio Ferreira (Tiquaruçu)

3º lugar: Rodrigo Amorim Sacramento

Escola Núcleo Municipal Martiniano da Silva Carneiro

4º lugar: Denilson Cerqueira de Cerqueira

Escola Municipal Joanita Mota (Tiquaruçu)

Categoria 5ª e 6ª séries

1º lugar: Maurício dos Santos Lima

Escola Municipal José Alves de Matos (Tiquaruçu)

2º lugar: Joice Ferreira dos Santos

Escola Municipal Julieta Frutuoso de Araújo (Tiquaruçu)

3º lugar: Geberson de Jesus Simões

Escola Municipal Julieta Frutuoso de Araújo (Tiquaruçu)

4º lugar: Letícia de Brito Marques

Escola Municipal Dr. Colbert Martins da Silva (Jaguara)

Categoria 7ª e 8ª séries

1º lugar: Gabriela Lima Pinheiro Ferreira

Escola Municipal Julieta Frutuoso de Araújo (Tiquaruçu)

2º lugar: Michelly Brito dos Santos

Escola Municipal José Tavares Carneiro (Maria Quitéria)

3º lugar: Géssica dos Santos Nunes

Escola Municipal Julieta Frutuoso de Araújo (Tiquaruçu)

4º lugar: Paloma Ribeiro de Brito

Escola Municipal Quinze de Novembro (Jaíba)

Menção Honrosa: Juliana Bitencourt de Freitas Cerqueira

Escola Municipal Julieta Frutuoso de Araújo (Tiquaruçu)

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]