Artesanato de Rio de Contas é mostrado na Sala do Artista Popular

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Objetos em madeira e metal, crivo rústico, renda de parede, couro e artesanato de festas populares ganham exposição no Instituto de Artesanato Visconde de Mauá – Pelourinho e revelam a diversidade do artesanato rio-contense.

A diversidade da arte popular de Rio de Contas está na exposição Um Rio de Contas e Tradições, que reúne objetos produzidos por artesãos da cidade localizada na Chapada Diamantina, pólo ecoturístico da Bahia.

A abertura da exposição será na próxima sexta-feira (7), às 17h, no Instituto de Artesanato Visconde de Mauá – Pelourinho, instituição da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

A exposição faz parte da Sala do Artista Popular (SAP), iniciativa de sucesso no Rio de Janeiro desde 1983 e que pela segunda vez chega a Salvador com a bem-sucedida metodologia do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura.

De 15 de maio a 14 de junho deste ano, Salvador recebeu pela primeira vez a SAP com a mostra O Traiado e o Urdido: Tecidos de Buriti dos Gerais da Bahia, reunindo trabalhos artesanais produzidos com a palha do buriti por mulheres do município de Cocos, no cerrado baiano.

A nova exposição da SAP é resultado do projeto Artesanato Tradicional de Rio de Contas, desenvolvido pelo CNFCP e a Associação de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro, com o apoio das secretarias estaduais de Cultura e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento das atividades artesanais encontradas em Rio de Contas. O projeto tem o patrocínio do programa Monumenta, do Iphan. A mostra fica em cartaz até 30 deste mês.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]