Mais uma barrigada do governo Wagner

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

As mulheres maiores de 34 anos, com 424 partos, foram as que menos deram à luz neste ano, nas instituições de saúde mantidas ou conveniadas ao SUS (Sistema Único de Saúde). A faixa etária que mais pariu foi a situada entre 21 e 34 anos, com 3.112 partos. O número de adolescentes que teve filho neste ano chegou a 746, que corresponde a 24%.

Entre as adolescentes, 30 delas têm menos de 14 anos. O número de gravidezes de risco chegou a seis e três tiveram complicações no parto. A quantidade de partos cesarianos foi um pouco maior do que os normais – 2.122 contra 2.105, respectivamente. Os números gerais referem-se às mulheres residentes no município.

No ano passado, os adolescentes fizeram 9.562 consultas de planejamento reprodutivo. No primeiro semestre deste ano, de acordo com o Relatório Semestral da Gestão Básica de Saúde, já foram realizados 7.807 destes procedimentos, que correspondem a 81,6%. Os números indicam que as consultas neste ano poderão superar em até 40% os resultados de 2008.

Nos primeiros seis meses deste ano, as equipes formadas por agentes comunitários de saúde acompanharam 162.647 mulheres em idade fértil. Em 2007, este número chegou a 161.149 – variação positiva entre os períodos de 1.498. Em relação a 2000, quando foi iniciada esta série histórica, a diferença é ainda maior: 62.332.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]