UEFS formaliza cartas de intenção com Cuba

Vista da cidade de Havana, capital Cuba.Vista da cidade de Havana, capital Cuba.
Vista da cidade de Havana, capital Cuba.

Vista da cidade de Havana, capital Cuba.

Recentemente, os professores Washington Rocha, assessor de Relações Inter-Institucionais da Universidade Estadual de Feira de Santana, Joselisa Chaves, coordenadora de Pós-Graduação e Ilka Biondi, professora do Departamento de Biologia, apresentaram para os Coordenadores de Pós-Graduação os resultados da visita realizada a Cuba no final do mês de setembro.

A visita teve como objetivos a participação dos professores no XIII Simpósio da Sociedad Latinoamericana en Percepción Remota y Sistemas de Información Espacial (Selper), divulgação do livro Geotecnologias – Trilhando o Caminho das Geociências, estabelecimento de contatos com instituições cubanas com potencial para cooperação internacional com a Uefs, e visita a Centros de Referência.

Foram formalizadas duas cartas de intenção. A primeira diz respeito à Unión Nacional de Arquitectos e Ingenieros de la Construcción de Cuba (Unaicc) e à Selper-Capítulo Cuba. A outra com o Centro Nacional para la Producción de Animales de Laboratorio, La Habana (Cenpalab).

Esses documentos abrem a possibilidade de uma maior interação da Uefs com instituições cubanas, seja na pós-graduação ou na graduação que os países envolvidos tenham interesses comuns. Conforme a professora Joselisa Chaves, existe expectativa de parcerias potencias com as seguintes instituições cubanas: Instituto de Geologia y Paleontologia Instituto de Recursos Hidricos e Instituto Superior Politécnico José Antonio Echeverría e Universidad de La Habana (Educação, Medicina, Geociências, Letras e História, dentre outros).

O professor Washington Franca-Rocha destaca que há possibilidade de convênio com a Universidad de La Habana, por se tratar de um centro de excelência em áreas como Saúde Pública, Educação e Literatura, dentre outras. O próximo passo é a divulgação com a comunidade acadêmica da Uefs, visando formalizar convênios.

Os professores da Uefs salientam que foram muito bem recebidos pelos pesquisadores cubanos e que há uma boa expectativa para que sejam firmadas relações interinstitucionais. O objetivo é o desenvolvimento de pesquisas e de intercâmbios científicos.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]