Turismo rural e artesanato são novas opções para o agricultor familiar

Turismo rural é opção para o agricultor familiar.Turismo rural é opção para o agricultor familiar.

Para incentivar a exploração sustentável do potencial turístico e as aptidões dos agricultores familiares para a produção de artesanato, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) começa a desenvolver ações para inserir a população nesses segmentos. O objetivo é criar uma nova alternativa de geração de emprego e renda. A iniciativa compõe a rede temática do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Apesar de não serem consideradas atividades agrícolas, a EBDA, por intermédio de um convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) e o Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), terá o papel de identificar os principais pólos turísticos, além da realização de trabalhos junto aos extensionistas, para a viabilização das novas alternativas com sustentabilidade.

Um inventário está sendo realizado, por meio de aplicação de questionários, para identificar as potencialidades das regiões, tais como trilhas, cachoeiras, quedas d’água, culturas orgânicas, artesanatos típicos, culinária, dentre outras atrações. Estão desenvolvendo as ações as Gerências Regionais de Itaberaba, Seabra e Jacobina, de Itabuna e de Cruz das Almas e Feira de Santana, todas situadas em regiões de fluxo turístico ou de grande potencial artesanal.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]