Transporte Público: a solução para a cidade não parar!

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Existe um grande problema no transporte, que passa pela falta de um bom projeto das linhas, sobrepondo muitas delas em quase a totalidade do seu trajeto bem como o mau aproveitamento do terminal norte que no contexto não se integra totalmente à proposta de terminal de integração estabelecida pela prefeitura. Para citar um exemplo, vale ressaltar que o ônibus UEFS que passa em frente desse terminal e não entra, deixando muitos alunos esperando o único ônibus Uefs-terminal norte que só passa de 30 em 30 minutos, levando em conta que você espera de 10 a 20 minutos no seu ponto de origem. Há ocasiões que esta espera ultrapassa os 50 minutos.

As linhas devem ser melhor planejadas para não tornassem redundantes e caras no seu trajeto. Não se pode reduzir a frota para a metade nos fins de semana, muitos de nós já pudemos ver como fica os pontos de ônibus nos fins de semana, essa prerrogativa não faz o menor sentido, temos demanda e esta deve ser respeitada, mesmo que sejam linhas específicas, como as que conduzem as pessoas para os locais de lazer, não podemos conceber que, nos fins de semana, o lucro das empresas seja priorizado. O bem estar das pessoas e a agilidade do sistema têm que ser preservadas.

Acredito que o nosso cartão Smart Card poderia ser mais aproveitado, de maneira que quando você o utilizasse em um ônibus a mesma passagem poderia continuar válida por um determinado período de tempo, sugiro Uma hora, ou seja, o cidadão além do terminal de transbordo faria a integração também no meio da rua, já que nossos trajetos nem sempre duram mais que uma Hora. Exemplo: A pessoa que mora no SIM, mas, quer ir para o Tomba hoje tem que pegar um ônibus se dirigir até o terminal central de transbordo, no outro lado da cidade, para chegar ao seu destino.

E,sse trajeto pode demorar até Uma hora e trinta minutos, se fosse com o Smart CARD com passagem eletrônica com duração de tempo, o cidadão iria esperar no máximo 30 minutos do ônibus do Sim , seguiria até a avenida João Durval, ponto onde se cruzam as linhas de transporte sentido norte Sul em mais 10 minutos de trajeto e pegaria um dos muitos ônibus de 15 em 15 minutos de bandeira Cidade Nova – CIS, ou seja reduziria em meia hora o seu trajeto e não criaria linhas super lotadas saindo do terminal Central como hoje acontece, sem contar que criaríamos um atrativo a mais para a população de feira em usar o transporte público.

Para uma cidade que pensa no futuro e em uma melhor qualidade de vida, o transporte público deve está em uma das pautas principais, vide São Paulo que não planejou quando era tempo e agora sofre o caos de uma cidade prestes à parar, não será diferente co Feira de Santana daqui a mais 30 anos, no ritmo de mudança que vamos, logo nossas suas ficarão muito pequenas para comportar tanto carro, e olhe que já estão! Para que este problema seja definitivamente solucionado, basta que a prefeitura tome a iniciativa de elaborar um projeto voltado para esse fim e fazê-lo acontecer.

Nenhuma dessas medidas se sobrepõe ao aumento do número de ônibus e a uma política de atração da sociedade para o transporte público, para isso é de extrema importância que este seja eficiente e nunca falte à população, mesmo a partir da meia noite deve ter transporte público atendendo às pessoas, como já acontecem em todas as grandes cidades do Brasil. Fico à disposição para uma possível discussão com os Órgãos responsáveis e ajudar no que for preciso com o nosso conhecimento técnico, inclusive de maneira voluntária, pois gosto muito de minha cidade e para mim se pudermos ser referência em todas as áreas do setor público devemos ser independentes de nossa coloração partidária.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]