STF decide na quinta, pela extradição de major uruguaio acusado de participar da Operação Condor

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Brasília – O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma na próxima quinta-feira (30/10/2008) o julgamento de dois pedidos de extradição feitos pela Argentina e pelo Uruguai. Ambos pedem o retorno do major do Exército uruguaio Manoel Cordeiro Piacentini – acusado de ter participado da Operação Condor, que provocou a morte e o desaparecimento de opositores aos regimes ditatoriais sul-americanos na década de 70.

De acordo com informações divulgados pelo site do STF, o relator da matéria, ministro Marco Aurélio Mello, já havia votado pelo indeferimento do pedido de extradição para a Argentina e julgou prejudicado o do governo uruguaio. Os ministros Carlos Alberto Menezes Direito, Cármen Lúcia Antunes Rocha e Eros Grau seguiram a mesma linha de Mello. O ministro Ricardo Lewandoswki, entretanto, deferiu o pedido da Argentina e o ministro Cezar Peluso pediu vista dos dois processos.

O militar foi preso em Santana do Livramento (RS) no dia 26 de fevereiro de 2007. Piacentini é acusado do seqüestro de presos políticos e de crimes contra os direitos humanos durante a ditadura militar na Argentina. Ele teria participado de privação ilegal de liberdade e de tortura em pelo menos 32 casos de maus-tratos a conterrâneos, alojados no campo de detenção clandestino Automotores Orletti, que funcionou entre maio e novembro de 1976.

A prisão do uruguaio foi feita por ordem do STF, em decorrência de um pedido de extradição feito pela Argentina em 2005. A este, somou-se outro feito pelo governo uruguaio, em 2007.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]