Sesab lança o primeiro programa de Internação Domiciliar do Brasil

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

O governador Jaques Wagner e o secretário de Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, lançaram na tarde da última sexta-feira, (10/10/2008), na Fundação Luís Eduardo Magalhães o programa Internação Domiciliar, que efetuará gratuitamente o atendimento médico em domicílio, em determinadas modalidades, a pessoas clinicamente estáveis que necessitam de cuidados acima da modalidade ambulatorial.

O programa da Secretaria de Saúde da Bahia torna-se referência na prestação deste serviço em outros Estados, sendo a Bahia pioneira na oferta de um atendimento de excelência, que se baseia no respeito à população e no resgate à saúde pública de qualidade.

Inicialmente, a estimativa é de prestar atendimento à 690 pessoas por mês através de 23 equipes que atuarão em seis municípios, sendo eles: Feira de Santana, Ilhéus, Jequié, Lauro de Freitas, Salvador e Vitória da Conquista.

O programa demandará do governo do Estado um investimento da ordem de R$ 1,3 milhões mensais e o Ministério da Saúde deverá publicar dentro dos próximos dias a contra-partida que caberá ao Governo Federal para investimento e ampliação do programa para outros municípios baianos.

A diretora do Hospital Geral Clériston Andrade (HCA) em Feira de Santana, Edilma Reis, ressaltou que a Internação Domiciliar é um projeto que vai resgatar a cidadania e o respeito aos cidadãos baianos, além de representar um avanço no serviço de sáude pública em Feira de Santana e região, na medida em que 3 equipes funcionarão com uma base dentro do hospital para atender com qualidade cerca de 90 pacientes que sofrem de doenças crônico-degenerativas.

Para o deputado Zé Neto, que esteve presente ao lançamento do programa, “o Estado da Bahia deu um passo decisivo, inovador e extremamente humanizante no cuidado do seu povo. Vai estar para a saúde pública nacional como referência, tal qual o SAMU. Portanto, o Internamento Domiciliar que agora já é um realidade, nos trará, além de um bom atendimento ao nosso povo, economia nos procedimentos de saúde e viabilização de muitos mais leitos nos hospitais, já que cerca de 690 pacientes serão atendidos em suas residências”, salientou o parlamentar.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]